OESTE

LEM: Embasa desativa ligações clandestinas da rede de água

Publicado em: 26/7/2021

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vem intensificando as ações para desativar ligações clandestinas da rede distribuidora de água em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. Nos últimos dois meses, as equipes estiveram focadas na interrupção do furto de água tratada em imóveis dos bairros Floraes Léa III, Luar do Oeste, Parque São José e Top Park.  Foram retiradas 45 irregularidades, desde ligações clandestinas até interferências na rede e no hidrômetro, que vinham impedindo o registro do consumo da água no imóvel. Ao longo deste mês de agosto, as intervenções na identificação das irregularidades na rede de água continuam nos bairros Florais Léa III, Sol do Cerrado e Solar dos Buritis.

O gerente da Embasa em Luís Eduardo Magalhães, Gival Menezes, explica que as ações se concentraram nos bairros onde as perdas de água vem ocorrendo acima da média nacional, de 40%, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS). “Ao furtarem a água, os moradores destes imóveis não se preocupam com o desperdício, além de reduzirem a oferta de água tratada para aqueles que pagam pelo que consomem”, diz.

A denúncia, segundo o gerente da Embasa, é fundamental para identificar, de forma rápida, os pontos onde existe interferência clandestina na rede distribuidora e que podem prejudicar a qualidade de água para os imóveis que compartilham o mesmo trecho da tubulação.

Serviço –  O furto de água é qualificado como crime ao patrimônio, de acordo com o Artigo 155, do Código Penal. Além de passível de punição com reclusão e multa, a Embasa poderá cobrar dos imóveis onde foi constatada a irregularidade o ressarcimento do valor correspondente à água furtada nos últimos doze meses. Denúncias e suspeitas de irregularidades devem ser informadas, de forma anônima, pelos canais de atendimento da empresa, por meio da Agência Virtual, no site www.embasa.ba.gov.br; Teleatendimento, pelo 0800 0555 195; Aplicativo de celular; ou por mensagem de Whatsapp, pelo (77) 9.9717.0999.

 

 

Fonte: Embasa


  • Compartilhe: