Interior

LEM: secretaria confirma segunda morte por Covid-19 no município

Publicado em: 24/6/2020

A informação foi publicada nesta terça-feira (23).

“A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar a segunda morte suspeita pelo novo coronavírus no município.

O paciente de gênero masculino, 40 anos, veio à óbito na madrugada desta terça-feira (23), na Unidade de Pronto Atendimento – UPA.

O paciente apresentava quadro sintomático de fraqueza, febre, tosse e dispneia (falta de ar) em casa, há quatro dias. Procurou a UPA na noite de segunda-feira (22), dando entrada às 19:41. Chegou à Unidade com saturação abaixo de 54% (abaixo de 90% já é recomendada intubação).

O paciente foi submetido a um teste rápido para a Covid-19, que acusou positivo. A equipe lançou o nome e descrição do quadro no sistema que monitora a situação de pacientes em todo o estado, e tanto a Unidade de Controle do Coronavírus – UCC de Luís Eduardo Magalhães, quanto o Hospital do Oeste – HO em Barreiras, liberaram a vaga para internação em UTI.

Quando o paciente apresentava condições de estabilidade necessárias para a transferência e já na ambulância do SAMU, no estacionamento da UPA, o quadro voltou a se complicar e apesar dos esforços das equipes médicas, entrou em óbito às 4:11h desta terça-feira.

A Secretaria de Saúde informa que para confirmação do óbito em razão da Covid-19, em cumprimento ao protocolo preconizado pelas autoridades sanitárias, foi colhido material biológico do paciente, para realização do exame em PCR – método de reação da enzima polimerase em cadeia em tempo real de vírus. Somente após a confirmação o caso passará a compor os boletins oficiais.

Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da SESAB, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 157 (cento e cinquenta e sete) casos confirmados da doença, destes, 92 recuperados.

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle da Covid-19 em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses.

Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Felipe Melhem
Secretário Municipal de Saúde”.

Fonte: PMLEM


  • Compartilhe: