EDUCAÇÃO

Líderes estudantis e SEC debatem programas para a juventude

Publicado em: 20/9/2021

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, neste sábado (18), um encontro com líderes estudantis de 20 municípios baianos, no Instituto Anísio Teixeira (IAT). O objetivo foi dialogar sobre o ano letivo continnum 2020/21 e sobre programas, projetos e políticas de assistência estudantil desenvolvidos pelo Governo do Estado e voltados para a juventude.

A atividade contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que destacou a importância do protagonismo estudantil. “Nós sabemos a importância do movimento estudantil. A força de vocês está atrelada ao desenvolvimento do país e sempre foi uma das protagonistas das lutas de direitos e avanços em diversas áreas. Gosto de ver a articulação dos estudantes. Precisamos de um movimento com autonomia e ter uma caminhada conjunta no sentido de somar. Queremos que o canal de diálogo entre movimento e secretaria se fortaleça, porém, tendo o estudante e o seu protagonismo e trajetória independentes”.

Durante o encontro, foram abordados programas que apoiam financeiramente os estudantes e as suas famílias e que visam contribuir para que os estudantes permaneçam na escolas. Dentre eles, estão o Bolsa Presença; o Vale-alimentação Estudantil;  e o Mais Estudo, programa de monitoria em Língua Portuguesa e Matemática. Os estudantes também receberam informações sobre investimentos na infraestrutura das escolas; em tecnologia; na valorização dos educadores; e na elaboração de novas ferramentas de apoio à gestão e às aprendizagens, a exemplo da TV Educa Bahia.

Destaque também para o projeto Dignidade Menstrual,  que beneficiará 206 mil estudantes e pessoas que menstruam, regularmente matriculadas na rede estadual de ensino, com a disponibilização de absorventes higiênicos e promoverá ações pedagógicas sobre o tema nas escolas.

A estudante Anjel Roberta, 17, do  Colégio Manoel Novais, em Salvador, fez uma avaliação da atividade e falou, especialmente, sobre o Dignidade Menstrual. “O programa Dignidade Menstrual é uma forma de mostrar às mulheres de baixa renda que elas não estão sozinhas e que estão sendo acolhidas em todos os momentos. Sinto uma enorme gratidão em estar participando da construção de um programa tão lindo e importante para a sociedade”. A estudante Raquel Eveny, 14, da Escola Quilombola Doutor Milton Santos, no município de Jequié,  acrescentou: “Parece ser simples, mas não é. O Dignidade Menstrual vai ajudar a quebrar muitos tabus e levar mais conhecimento para as mulheres. Tenho várias colegas que nem gostam de tocar no assunto por vergonha e não vão à escola nesse período por falta de um absorvente”.

Yasmin  Barreto, vice-presidenta da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES)  na Bahia, acredita que o encontro aproxima os estudantes da gestão educacional. “É de suma importância que a gestão governamental priorize o contato com os estudantes para os acertos das necessidades e conhecer de perto as demandas estudantis. Para buscar mais qualidade na educação, precisamos construir juntos”.

O coordenador de políticas para a Juventude da SEC, Jocivaldo dos Anjos, também ressaltou a necessidade deste diálogo. “Reunimos aqui líderes de vários segmentos da juventude, como negros, indígenas, quilombolas, deficientes físicos, para debater programas de governos e políticas públicas com as pessoas que serão diretamente beneficiadas. Nosso objetivo é  construir as pautas com a participação de todas pessoas envolvidas”, afirmou.

O encontro, mediado pela estudante Dhena Pinheiro, do Centro Territorial da Educação Profissional do Sisal II, em Araci, também contou com as presenças da superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito; do superintendente de Gestão da Informação, Rainer Guimarães; do  assessor de Planejamento da SEC, Matteus Martins; do coordenador de Educação Ambiental e Saúde, Fábio Barbosa;  da vereadora de Salvador, Martha Rodrigues; de Vivian Caroline, assessora da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM); e de representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE); da União dos Estudantes da Bahia (UEB); da União Estadual dos Estudantes (UEES);  e da Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador (AGES).

 

 

Fonte: SEC-BA


  • Compartilhe: