SALVADOR

Mais de 220 atendimentos registrados na Unidade de Suporte Ventilatório de Valéria

Publicado em: 30/5/2021

Unidade possui 10 leitos de UTI para acolhimento dos pacientes graves da Covid-19

Mais de 220 pessoas já foram atendidas na Unidade de Suporte Ventilatório de Valéria. Implantada em fevereiro desse ano sob gestão compartilhada entre a Prefeitura e a FABAMED – Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área de Saúde, a implantação da unidade é uma iniciativa pioneira de Salvador que levou em consideração o cenário epidemiológico, em decorrência do aumento do número de casos e da letalidade da nova cepa atualmente circulante.

O serviço que atende apenas as demandas reguladas, ou seja, o posto acolhe somente os pacientes que são encaminhados pela rede de urgência e emergência, funciona 24 horas, 07 dias da semana, ininterruptos, com 10 leitos de internação com suporte ventilatório pulmonar – com estrutura semelhante aos leitos de UTI.

No total, são mais de 70 profissionais entre médicos, fisioterapeutas intensivistas, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, técnicos e auxiliares envolvidos na operacionalização da unidade.

“Temos uma estrutura muito semelhantes a uma unidade de campanha. Todos nossos leitos são totalmente equipados para assegurar o suporte avançada à vida dos pacientes com quadro clínico grave em decorrência da Covid-19. Temos ainda uma equipe multidisciplinar ampla e qualificada para prestação de uma assistência humanizada, resoluta e segura para os pacientes”, explicou a doutora Cláudia Carvalho, diretora geral da Fabamed.

 

Fonte: SMS de Salvador


  • Compartilhe: