Módulos de Saúde acolhem mais de 600 foliões no segundo dia do Carnaval de Salvador

Publicado em: 10/2/2024

Os módulos de saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizaram 689 atendimentos no segundo dia do Carnaval de Salvador, nesta sexta-feira (9/2). O número é 21% maior na comparação com o mesmo período de 2023. O aumento se deu, principalmente, pelas ocorrências ortopédicas que tiveram incremento de 45%.

A vice-prefeita de Salvador e titular da pasta, Ana Paula Matos, chama atenção para a combinação da utilização de salto e consumo de bebidas alcoólicas. “Temos percebido um número significativo de pessoas que têm acessado os postos para atendimentos ortopédicos ligados ao uso do salto alto. O Carnaval é uma festa de rua, mas, mesmo com toda sua elegância e charme, o ‘salto’ não dá a estabilidade necessária para brincar, pular e andar em meio à multidão. Por isso, nosso conselho é optar pela comodidade de calçados mais confortáveis e adequados para evitar possíveis lesões durante a festa, assim os foliões curtirão bem mais e não precisarão voltar mais cedo para casa”, destacou.

DEMAIS DESTAQUES

Atendimento psicossocial

As equipes de saúde mental que foram incorporadas às ações de saúde no carnaval 2024, iniciaram as atividades nesta sexta-feira (9). 44 pessoas foram assistidas nos módulos Farol da Barra (13), Sabino Silva (11), Milton Santos (08), Piedade (08) e Montanha (04). Cerca de 95% dos atendimentos foram em adultos, com predominância do sexo feminino (60%). Quando avaliado os tipos de atendimentos, cerca de 51% foram relacionados ao uso de álcool e outras drogas, seguido de 40% relacionados aos transtornos ansiosos e 9% para transtornos psicóticos.

Pomada modeladora capilar

Na última noite chamou a atenção das equipes de saúde os atendimentos relacionados ao uso de pomada modeladora capilar. Foram registrados 05 casos de atendimentos oftalmológicos em decorrência do contato ocular com o produto. Todas as pacientes, entre 24 e 47 anos apresentaram quadros de irritação, muito inchaço e redução da visão, após o produto escorrer nos olhos devido à exposição a chuva.

CAACs

As equipes de saúde atuam nas Casas de Acolhimento dos filhos de ambulantes atuantes nos circuitos da festa, realizaram 525 procedimentos odontológicos nesta última sexta-feira (09), beneficiando 212 crianças. Quanto aos atendimentos com médico clínico e enfermagem, foram 106 acolhimentos.

Fique Sabendo

Os módulos de saúde do ‘Fique Sabendo’ registraram nesta sexta-feira (09), 564 atendimentos. Dentre o total de diagnósticos realizados em 141 usuários, sendo 87 do sexo masculino e 54 femininos, 03 positivaram para HIV, 22 reagentes de sífilis e 01 caso Hepatite C. Dentre os 22 com diagnóstico positivo para sífilis, cinco aceitaram iniciar o tratamento com a aplicação de penicilina.

Balanço acumulado

Até o momento, os Módulos Assistenciais registram 1.181 atendimentos nos dois primeiros dias oficiais da folia. O número é 24% maior que o contabilizado no mesmo período de 2023, quando 951 ocorrências foram contabilizadas.

Em 2024 houve 59 transferências o que representa 5% dos atendimentos – necessitaram de transferência hospitalar para realização de consultas e exames especializados complementares. A maior parte da demanda foram encaminhadas para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barris e Hospital Geral do Estado (HGE).

Nesta sexta (9/2), o circuito Dodô (Barra/Ondina) respondeu por 522 atendimentos, o Circuito Osmar (Campo Grande) por 137, o Batatinha (Pelourinho) por 24 e o Carnaval dos Bairros, 6 ocorrências. O módulo do Farol da Barra lidera as ocorrências com (142); seguido por Ademar de Barros (131); Sabino Silva (82) e Shopping Barra (77).


  • Compartilhe: