Módulos de saúde realizam 133 atendimentos durante o Furdunço

Publicado em: 05/2/2024

Neste domingo (4), as equipes de saúde dos módulos assistenciais do Farol da Barra e Morro do Gato, localizados no circuito Tapajós (Ondina/Barra), realizaram 133 atendimentos durante o Furdunço.

Do total, 92 atendimentos foram clínicos e sem gravidade, a maioria por intoxicação alcoólica e cefaléia. As demais ocorrências registradas foram ortopédicas (25) e cirúrgicas (7). Os principais motivos dos atendimentos ortopédicos e cirúrgicos foram decorrentes de ferimento acidental e queda.

Os módulos de saúde seguem funcionando 24h por dia para os festejos de pré-carnaval, nesta segunda (5), para a melhor Segunda-feira do Mundo, edição gratuita, terça (6) durante o Pipoco com Léo Santana e quarta-feira (7) no Habeas Copos.Os foliões contam com uma estrutura no Morro do Gato de 10 leitos, sendo 9 de observação e 1 de estabilização e no Farol da Barra são 20 leitos, sendo 19 de observação e 1 de estabilização.

Os locais possuem equipes multiprofissionais entre técnicos, enfermeiros, médicos e administrativos para acolher a população. É possível realizar os primeiros socorros como curativos; pequenas cirurgias de trauma na face; aferição de Pressão Arterial (PA) e glicemia; dentre outros procedimentos de urgência e emergência.

“A folia já começou e estamos a postos para prestar o melhor atendimento para baianos e turistas que já estão aqui curtindo o nosso pré-carnaval. Nossas equipes estão bem preparadas para acolher e cuidar de todos que precisarem ser atendidos”, destacou a vice-prefeita e secretária da Saúde Ana Paula Matos.

Além da estrutura fixa, foi disponibilizada uma ambulância Unidade de Suporte Básico (USB) que permaneceu de retaguarda na unidade e assegurou o transporte de pacientes que necessitaram de transferências para a Unidade de Pronto Atendimento dos Barris.

Módulo do Santo Antônio

Instalado desde a última quinta-feira (1), o módulo de saúde do circuito alternativo do Santo Antônio Além do Carmo atende as demandas da folia na região. Até a noite do domingo (4), 16 pacientes precisaram de acolhimento de natureza clínica.


  • Compartilhe: