Multicentro Vale das Pedrinhas completa 10 anos e 3,2 milhões de atendimentos

Publicado em: 01/4/2024

Foto: Paulo Almeida

Primeiro Multicentro de Saúde de Salvador, Vale das Pedrinhas foi inaugurado em 2014 e está sob gestão do ISAC desde agosto de 2020

Uma década de história e acolhimento. Inaugurado em 26 de março de 2014, o MCS VP – Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas, em Salvador (BA), sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, tem muito a comemorar com a população soteropolitana. Em 10 anos, foram realizados mais de 3,2 milhões de atendimentos.

Desde que assumiu a gestão e operacionalização deste importante equipamento de saúde, em agosto de 2020, o ISAC tem realizado uma série de melhorias e investimentos no primeiro Multicentro de Saúde de Salvador, além de oferecer atendimento humanizado e se esforçado para conquistar o coração dos moradores da região.

Para a moradora Celina Dias de Carvalho, 62, o Multicentro Vale das Pedrinhas é mais do que uma unidade de saúde. “Todos os serviços que eu já precisei, para mim, foram bons. Minha filha e eu fazemos tratamento aqui, e os meus outros filhos também já fizeram. E sempre que tem uma atividade, uma palestra, o pessoal me convida e eu venho porque gosto muito de participar. Aqui é nota 10”, ressalta.
Referência na oferta de consultas e exames especializados de baixa e média complexidade, o Multicentro Vale das Pedrinhas está localizado na Avenida Vale das Pedrinhas, 19, bairro da Santa Cruz, e funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h.

Reconhecimento e valorização

“Estou muito feliz em fazer parte dessa história”, destaca Carla Gomes, diretora-geral do MCS VP. “São 10 anos de muito trabalho, 10 anos de qualidade, 10 anos de assistência. Eu desejo que venham mais 10 anos e que essa equipe continue unida, como uma família, que abraça, cuida e valoriza a atenção do paciente”, pontua.

A comemoração dos 10 anos do multicentro foi realizada no dia 22 de março, com direito a bolo e salgadinho, Mural do Elogio, além de palestra, massoterapia e distribuição de certificados de reconhecimento aos colaboradores-fundadores, como o Dr. Marcus Andrade, diretor técnico do multicentro.

“Acredito que a gente está chegando a uma maturidade. Vencemos muitos desafios ao longo desses 10 anos, e, no meio deles, uma pandemia, que a gente conseguiu superar”, enfatiza Dr. Marcus Andrade. “Que a gente consiga trazer mais saúde para as pessoas, pois cuidar do ser humano é a nossa função”, conclui.

Com 24 ambientes para realização de consultas, exames e procedimentos, o Multicentro Vale das Pedrinhas tem capacidade para atender aproximadamente 500 pessoas por dia nas áreas de Angiologia, Cardiologia Adulto, Clínica Médica, Dermatologia Clínica (adulto e infantil), Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia Clínica e Obstétrica, Hematologia (adulto e infantil), Hepatologia, Mastologia, Neurologia Adulto, Oftalmologia (adulto e infantil), Ortopedia (adulto e infantil), Pediatria, Reumatologia (adulto e infantil), Urologia (adulto e infantil), além de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e SADT (Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico), entre exames laboratoriais, biópsia, ultrassonografia, eletrocardiograma e raio-x. Também possui ambulatório especializado em doença falciforme e hepatites virais.

Gestão ISAC

Em agosto de 2024, o ISAC completa quatro anos de gestão à frente do MCS VP, destacando-se pela qualidade no atendimento e desempenho assistencial. Além disso, também é responsável pela gestão do MCS Carlos Gomes e pela UPA – Unidade de Pronto Atendimento San Martin, também em Salvador.

Juntas, as três unidades somam o maior quantitativo do ISAC por Estado, no Norte e Nordeste do país. No balanço geral de 2023, por exemplo, foram ofertados 1.018.569 atendimentos e consultas médicas e multidisciplinares, além de 431.918 de SADT.

Para Kamyla Bastos, gerente de Operações Nordeste do ISAC, a transição de gestão dos multicentros Vale das Pedrinhas e Carlos Gomes foi, ao mesmo tempo, desafiadora e gratificante. “Foi um marco muito importante na época, a gente conseguiu rever os fluxos, trabalhar a qualidade da assistência com os pacientes e os colaboradores. Eu sempre digo que a união faz a força e, sendo uma equipe muito unida, esse é o diferencial de Pedrinhas, que trabalha sempre com qualidade e excelência”, exalta.

Sobre o Multicentro Vale das Pedrinhas

O Multicentro Vale das Pedrinhas realiza atendimento ambulatorial e consultas especializadas de baixa e média complexidades mediante agendamento pela Central de Regulação da rede municipal. A unidade é custeada pela Prefeitura de Salvador (BA) e está sob gestão compartilhada do ISAC. Oferece atendimento com equipe multidisciplinar e consultas em 28 especialidades e realização de 16 tipos de exames.

Sobre o ISAC

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.


  • Compartilhe: