MUNICÍPIOS

Municípios recebem tratores e equipamentos para a agricultura familiar

Publicado em: 08/3/2022

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) começou mais uma semana com entregas para fortalecer a agricultura familiar em todo o Estado. Nesta segunda-feira (07), foram entregues mais 39 tratores com implementos, um microtrator e cinco retroescavadeiras para os municípios baianos. Um investimento total de R$ 8,7 milhões.

Os novos equipamentos entregues, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação regional (CAR), para consórcios públicos, prefeituras municipais, associações e cooperativas da agricultura familiar, em evento realizado no Parque de Exposições, em Salvador, pelo governador Rui Costa.

A ação integra a estratégia da SDR: Parceria Mais Forte: Juntos para Alimentar a Bahia, que tem a proposta de garantir e ampliar a produção de alimentos na Bahia, a partir da articulação entre os mais diversos agentes sociais, que executam políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos.

O secretário da SDR, Josias Gomes, destacou que, mais uma vez, o Governo do Estado mostra a importancia da agricultura familiar. “Estamos construindo grandes empreendimentos na zona rural, com a tecnificação da agricultura através de mecanização agrícola consistente, e mais que tudo a Parceria mais Forte com os municípios está sendo concretizada toda vez que o governador assina uma leva de convênios, como hoje, com os consórcios municipais’.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, afirmou que com a Parceria Mais Forte, a consolidação dos convênios que tem sido feito com os consórcios pra fortalecer a base de produção com os kits produtivos, a regularização fundiária, se somando a ação de Ater da Bahiater, é no sentido de qualificar a base de produção e melhorar a produtividade e a renda das famílias. “Da mesma forma, a entrega dos tratores, da retroescavadeira, e dos demais equipamentos são para que os agricultores e as associações tenham condição de intensificar as atividades produtivas, aumentando a área plantada e assim obtendo maior rendimento em suas lavouras”.

O presidente da Fundação Prefeito Voluntário de Campo Alegre de Lourdes, João Carlos, foi um dos beneficiados com a entrega de trator. “Temos muitas pessoas trabalhando na roça, que, agora vão ter condição de cuidar de suas plantações. Hoje, a gente paga R$ 200 por hora pelo trabalho de um trator. Não teremos mais esse custo”.

 

 

Fonte: SDR/CAR


  • Compartilhe: