MUNICÍPIOS

MUQUÉM: Polo Agroindustrial atrai novos investidores

Publicado em: 17/6/2021

Projetos em implantação no Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, nos municípios de Barra e Muquém do São Francisco, foram visitados, nesta quinta-feira (15), por três grupos de investidores, o Kasuya Consultoria Agro, a Cedro Participações, ambos de Luis Eduardo Magalhães, e o Grupo União, de Pernambuco. A comitiva, que também esteve no canteiro de obras da Ponte que liga Barra à Xique-Xique, foi coordenada pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento.

“Com R$ 9,6 bilhões de investimentos privados previstos, o Polo Agroindustrial, em implantação na Bahia, nesta sofrida região do Médio São Francisco, deve gerar em torno de 60 mil empregos, diretos e indiretos, e incrementar em até 10% a receita do Estado da Bahia, nos próximos 10 anos”, afirmou Leão, ao ressaltar o potencial do projeto para a economia da baiana.

Luis Henrique Kasuya, executivo da Kasuya Consultoria Agro, destacou as qualidades da região. “Nós andamos hoje do município de Barra até Ibotirama e vimos um potencial enorme, visto que as terras aqui têm uma fertilidade natural muito boa. É uma região com altíssimo potencial de produtividade”.

Já o diretor do Grupo União, Jair Meireles, mostrou entusiasmo ao conhecer as propriedades. “Realmente se constata um alto índice de produtividade. Eu vi aqui, duzentas, trezentas toneladas de cana toda irrigada. Com esse alto índice de produtividade você precisa de menos terra, é possivel concentrar mais o canavial próximo a área da indústria e com todas as viabilidades”, disse.

O Polo Agroindustrial, já possui 16 projetos agrícolas, agropecuários, agroindustriais e sucroalcooleiros em implantação, é parte de uma iniciativa do Governo do Estado que visa criar outros polos de desenvolvimento na Bahia, historicamente concentrado na Região Metropolitana de Salvador.

 

Fonte: Seplan-BA


  • Compartilhe: