DESTAQUES

Novos investidores visitam o Polo Agroindustrial do São Francisco

Publicado em: 20/2/2022

Uma comitiva formada por produtores catarinenses do segmento da vitivinicultura e executivos dos grupos Villas Boas, Santeno, SR Energia Renovável e Brasil Agroinvest esteve em visita à região do Médio São Francisco, na quinta-feira (17) e sexta-feira (18), onde conheceram as instalações de alguns empreendimentos em desenvolvimento no Polo Agroindustrial e Bioenergético. A missão foi liderada pelo secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Leonardo Góes que, na ocasião, representou o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, responsável pelo projeto. A visita é parte do trabalho de prospecção de potenciais investidores que vem acontecendo ao longo dos últimos três anos e atualmente acontece sob a coordenação da Secretaria do Planejamento (Seplan).

“Esse é um projeto conduzido pelo vice-governador, que visa o aproveitamento do potencial hídrico do Vale do São Francisco baiano para impulsionar o desenvolvimento e gerar milhares de empregos na região, com destaque para os municípios de Barra e Muquém do São Francisco. O objetivo do Governo de Estado é fazer a gestão dos recursos hídricos de forma sustentável, sempre considerando os diversos usos da água, como o abastecimento humano e as atividades produtivas, a exemplo da irrigação”, destacou  Góes.

De acordo com o diretor de Planejamento Territorial da Seplan, Herbert de Oliveira, alguns grupos presentes já manifestaram interesse na aquisição de terras para iniciar produção agrícola, de grãos, cana-de-açúcar e fruticultura, no polo. “Estamos consolidando também a implantação da CooperBarra, Cooperativa Catarinense da Barra, um polo viticultor com 800 hectares de uva, além de instalação de vinícola e fruticultura. Outro ponto importante desta missão, é que a Vinícola Pericó vai produzir uva, vinhos, cacau e chocolate e o grupo Serrana pretende implantar em 2 mil hectares para a produção de uva, vinho, grãos e fruticultura”, relata.

Ao longo dos dois dias foram visitadas a Fazenda Cativa Agroindústria Inojosa e Tenório Ltda, no município de Igarité e as Fazendas São José, Canto da Salina, Aurora, Euroeste, além da Fazenda Escola Modelo, todas no município de Barra. O Polo Agroindustrial e Bioenergético, que está sendo implantado pelo Governo do Estado no Médio São Francisco, conta atualmente com 28 empreendimentos em fase de implantação e em análise, com potencial de gerar 60 mil empregos, diretos e indiretos, e aportar R$ 9 bilhões em investimentos na região nos próximos anos.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Ezequiel Westphal, destacou a importância do alinhamento da iniciativa do Governo do Estado na abertura de novos cursos técnicos no interior, com a política de desenvolvimento territorial. “A política do Governo do Estado na região vai se fortalecendo cada vez mais com a abertura dos cursos técnicos, os investimentos na escola da Barra, mas ao mesmo tempo nove novas escolas no modelo agro técnico e de irrigação, anunciadas pelo Governo do Estado em toda a região. Então, isso fortalece cada vez mais e caminha junto com as políticas de desenvolvimento territorial”, explica.

 

 

Fonte: Seplan-BA


  • Compartilhe: