OESTE

IBOTIRAMA: festivais preservam o patrimônio cultural por meio da música e da poesia

Publicado em: 27/6/2021

Evento prevalece e mantém viva a memória de gerações

Um dos mais tradicionais festivais de música e poesia do país, que celebra a cultura popular há quase meio século, sem interrupções, está com suas inscrições abertas para o ano de 2021.

Desde que foi criado oficialmente, na década de 70, o Festival de Música Popular de Ibotirama (FEMPI), que está em sua 45ª edição consecutiva, tem sido prestigiado por compositores, músicos locais e renomados artistas de todo o território nacional.

O Festival de Poesia de Ibotirama (FEPI), por sua vez, vem revelando e consagrando notáveis talentos da sublime arte poética, há 37 anos.

Os amantes da boa arte também podem mostrar suas habilidades artísticas e a inclinação para a música no Show de Calouros que tem atraído cada vez mais simpatizantes e conquistou, definitivamente, a opinião pública.

A hegemonia dos Festivais de Ibotirama é incontestável. E para garantir a regularidade no histórico de realizações, mesmo diante do cenário atípico causado pela pandemia, a Comissão Organizadora optou pela manutenção do evento no formato on-line e fará a testagem, para Covid-19, de todos os participantes da etapa local.

Além disso, este ano a prefeitura aumentou o volume de recursos investidos na premiação, beneficiando mais de sessenta artistas locais com o incremento financeiro que vai gerar um impacto positivo na economia do município, estimulando o setor cultural.

“Acreditamos que neste momento de pandemia, em que muitos artistas tiveram de parar completamente com suas atividades, estimular a participação e aumentar a premiação é uma forma de auxiliar a essa classe que tanto tem feito por Ibotirama e por todos, durante os períodos de isolamento. Hoje, nossos festivais são reconhecidos nacionalmente pelo nível e pelo tempo que acontecem, de forma ininterrupta. Vamos trabalhar para manter dessa forma e melhorar o que puder ser melhorado, visando sempre a valorização da cultura e do nosso povo”, ressaltou o prefeito, Laércio Santana.


  • Compartilhe: