OESTE

Prêmio Abapa de Jornalismo 2023 destaca reportagens sobre algodão

Publicado em: 30/11/2023

O Prêmio Abapa de Jornalismo 2023 destacou trabalhos que evidenciaram a riqueza do algodão na Bahia, homenageando jornalistas e estudantes em uma cerimônia realizada no Senac, em Salvador.

Os premiados, que receberam troféus e R$81 mil em dinheiro, foram reconhecidos por reportagens sobre o setor. Destaque para a TV Bahia, Notícias Agrícolas e universitários, que mostraram a relevância do algodão com profundidade e compromisso. O evento contou com a presença de autoridades do setor agrícola e da imprensa baiana.

O presidente da Abapa já antecipou melhorias para a próxima edição do prêmio, valorizando o comprometimento dos jornalistas na divulgação da cadeia do algodão.

Vencedores Prêmio Abapa de Jornalismo

Categoria Profissional – TV

Veículo de comunicação: TV Bahia

Título do Trabalho: Onde Tem Bahia: conheça histórias de quem leva a Bahia pelo mundo.

Autor: Cosme Eduardo Cruz de Oliveira

Coautores: Jefté Rodrigues Ribeiro de Souza e Douglas Souza de Oliveira

 

Categoria Profissional – Internet

 Veículo de comunicação: Site Notícias Agrícolas

Título do Trabalho: A revolução da cotonicultura brasileira em duas décadas

Autor: Aleksander Horta de Souza

 

Categoria Jovens Talentos – Escrita

1º lugar – UFBA – Larissa Pereira Almeida. Título: ESG na cotonicultura: saiba como a adoção da onda sustentável impulsiona a cadeia produtiva do algodão no Oeste da Bahia

2º lugar – UFBA- Jade Araújo de Oliveira. Título: Caminhos alvos para o futuro.

3º lugar – UNIFACS – Universidade Salvador – Maria Eduarda Gonzaga Matos. Título: Conhecendo o Agro: Programa educacional estimula o interesse pelo agronegócio em escolas do Oeste Baiano.

4º lugar – Centro Universitário UNIFTC – Quézia Silva Nascimento. Título: Cotonicultura anda de mãos dadas com a sustentabilidade.

5º lugar – UNIJORGE – Centro Universitário Jorge Amado – Millena Marques de Sousa. Título: Cotonicultura: o coração do oeste baiano.

 

Categoria Jovens Talentos – Vídeo

1º lugar – Centro Universitário UNIFTC – Marcos Vinícius Freitas de Jesus, Atamires Miranda do Nascimento e Wendel Alves de Araújo. Título: O processo produtivo do algodão na Bahia.

2º lugar – UNIFACS – Isla Maria de Carvalho Ribeiro, Lis Gabrieli Bonfim Soares Silva. Título: Brasil está prestes a superar os EUA e se tornar o maior exportador de algodão do mundo ainda em 2023/2024

3º lugar – UESB – direto de Vitória da Conquista – Ane Caroline Sousa Xavier, Ellen Milena Gomes Santana. Título: Moda Consciente: Sustentabilidade em cada fibra.

4º lugar – Centro Universitário UNIFTC – Bruna Silva da Costa, Vitória Sacramento Vieira. Título: Sustentável, econômico e social: Entenda a importância do aproveitamento do algodão.

5º lugar – UNIFACS – Universidade Salvador – Sued Mattos Conceição Gomes. Título:  Farelo e torta de algodão: subprodutos têm potencial de expandir a criação de gado na Bahia.

 

com informações da Abapa


  • Compartilhe: