DESTAQUES

Operação da Polícia Civil que busca por desaparecidos pode promover reencontros

Publicado em: 03/9/2021

Dezenas de famílias que buscam por um parente desaparecido renovaram as esperanças por meio da Operação Reditus, realizada pela Polícia Civil entre os dias 26 e 30 de agosto. Durante a ação da Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP), em parceria com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), 38 pessoas foram atendidas.

A operação, que teve como objetivo ampliar o atendimento à população na busca por desaparecidos, também poderá promover oito reencontros. “Colhemos as informações e os registros foram formalizados na DPP. Iremos nos empenhar na realização das pesquisas para concretizar o tão esperado reencontro”, explicou a titular da especializada, delegada Jussara Andrade.

Nos três dias de ação, além dos atendimentos realizados na delegacia móvel, na Piedade, equipes dos departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin) e de Inteligência Policial (DIP) intensificaram as buscas na capital, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior.

O Departamento Médico da Polícia Civil (Demep) também participou da ação na Piedade, dando acolhimento psicológico aos familiares dos desaparecidos. De acordo com Jussara Andrade, mesmo com o encerramento da operação, onde as pessoas registraram novas ocorrências e atualizaram fotografias e cadastros realizados anteriormente, os atendimentos seguem normalmente na DPP, que funciona no prédio do DHPP, na Pituba.

“A Reditus implementou políticas e parcerias que vão promover uma resposta eficiente à população, além de ajudar na divulgação do trabalho especializado e humanizado da DPP”, destacou a titular da unidade.

Onze ofícios foram encaminhados ao DPT, para cadastrar famílias de pessoas desaparecidas e, posteriormente, coletar amostras de material genético. O procedimento visa compatibilizar as informações aos perfis antropológicos das ossadas que já deram entrada no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR).

 

 

Fonte: Polícia Civil – BA


  • Compartilhe: