RELEVANTE

Operação Florestal Bahia 2021 é lançada no interior do estado

Publicado em: 20/8/2021

Representada pelos secretários de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior e; Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio, a Prefeitura de Barreiras marcou presença na cerimônia de lançamento da Operação Florestal Bahia 2021, realizada nesta quinta-feira (19), pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM). O evento, que contempla todo o território baiano, foi lançado, estrategicamente em Barreiras, onde está sediado um dos dois comitês estaduais de combate aos incêndios florestais, o outro fica na Chapada Diamantina.

“Esta operação vai integrar o Programa Barreiras Contra o Fogo que já estamos desenvolvendo com as parcerias do PrevFogo, Inema e Corpo de Bombeiros, em busca da prevenção e conscientização no combate aos incêndios florestais”, disse o secretário Demósthenes Júnior. Ele destacou ainda que Barreiras integra o subcomitê regional e que a união das diferentes instituições se torna fundamental para a redução de casos de queimadas tanto na zona urbana quanto na rural, assegurando a redução da poluição e a perda da biodiversidade.

A Operação Florestal Bahia 2021 chega com o objetivo de executar ações estratégicas, planejamento e logística de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o estado, em conjunto com todos os órgãos federais, estaduais, municipais, associações de brigadistas voluntários e ONG’s. A corporação possui bombeiros especialistas em combate aos incêndios florestais, que atuam com técnicas precisas nesse tipo de ocorrência, e principalmente, realizando trabalho preventivo junto às comunidades.

“A partir de hoje teremos dois postos regionais de monitoramento aos incêndios florestais, um na Chapada e outro aqui, em Barreiras. O Corpo de Bombeiros busca uma política de prevenção, através de ações de conscientização, porém, caso a prevenção não seja suficiente, estamos prontos para agir em defesa do ser humano e do meio ambiente. Contamos com um efetivo de 93 bombeiros treinados e especializados no combate aos incêndios florestais, destes 12 ficarão em Barreiras e os demais espalhados em todo o Estado, prontos para atuar”. Destacou o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel Adson Marchesini.

A previsão é que a Operação Florestal Bahia 2021 se estenda até dezembro, quando inicia o período das chuvas e consequentemente, há a redução dos casos de incêndios. Para o secretário de segurança pública do Estado da Bahia, Ricardo Mandarino Barreto, a instalação dos comitês regionais no Oeste e na Chapada se faz estratégica por serem áreas que mais sofrem com a incidência dos incêndios florestais. “Nós temos uma região rica em biodiversidade que é a Chapada e outra, na produção de alimentos, que é o Oeste. Estamos unindo esforços para evitar os incêndios, tanto os decorrentes de ações humanas, quanto os demais”, disse.

 

 

Fonte: PMB


  • Compartilhe: