SAÚDE

‘Outubro Rosa’: Posto de saúde intensifica cuidados com a mulher no bairro do Pau Miúdo

Publicado em: 13/10/2021
Programação especial ocorre ao longo do mês
Intensificar a autoestima da mulher e oferecer orientações preventivas sobre o cuidado da saúde é o foco da programação especial no ‘Outubro Rosa’ do 16ª Centro de Saúde, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador. Ao longo do mês palestras, brindes, como lixas de unhas personalizadas, além de rodas de conversa e uma feira de saúde serão realizadas especialmente para o público feminino.
A estratégia idealizada pela Fabamed – Fundação da Associação Bahiana de Medicina, administradora da unidade de saúde, visa estimular o acesso a informações e o autocuidado para estimular o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.
Esse evento vai além da conscientização da importância da prevenção dos cânceres de mama e colo de útero, de acordo com a gestora do 16ª Centro, Zorimar Teixeira. “Além de chamar a atenção das mulheres para a prevenção, vamos também atendê-las, ouvir seus relatos, fazer exames. Sabemos que muitas delas estão com seus exames de prevenção atrasados e, por isso, infelizmente não são raros os casos que chegam às unidades de saúde já com a doença avançada. É esse todo o sentido de criar essa rotina de esforços e mudar a realidade”, reforça.
Crianças
Uma equipe de profissionais multidisciplinar preparou uma programação para os pequenos em homenagem ao Dia das Crianças. No próximo dia 13, haverá workshop sobre escovação e teatro de fantoches com temas relacionados à saúde para desenvolver uma consciência de cuidados desde cedo.
Programação Outubro Rosa:
18 de outubro
Palestra com enfermeiras sobre câncer de mama e de colo de útero, às 09h
Palestra com assistente social sobre redes de apoio, 09h30
20 de outubro
Roda de conversa com a escritora Carol Magalhães, curada do câncer de mama
27 de outubro
Palestra sobre a saúde da mulher negra
29 de outubro
Feira de saúde da mulher, 09h
Fonte: Golden Assessoria

  • Compartilhe: