SALVADOR

Pacientes pós-covid têm reabilitação humanizada nos Multicentros

Publicado em: 19/8/2021

Diagnosticada com covid-19 em dezembro de 2020, a empregada doméstica Roseli Pereira Fiais, 37 anos, apresentou sintomas brandos da doença durante três dias e teve quadro clínico considerado leve. No entanto, ao retomar a rotina de atividades, ela percebeu que precisava de ajuda.

O cansaço extremo e a dificuldade para respirar depois de fazer algum esforço físico se tornaram cada vez mais recorrentes. A caminhada de cerca de 30 minutos, que ela fazia todos os dias até o trabalho, teve que ser suspensa devido aos sinais que o corpo apresentava após a covid-19.

“Nunca senti algo parecido. Gosto muito de caminhar, mas a falta de ar era muito forte. Cheguei a pensar que iria desmaiar de tanto cansaço”, descreveu Roseli.

Por conta das sequelas da doença, Roseli decidiu procurar um serviço de Fisioterapia para iniciar o processo de reabilitação. Ela foi acolhida no Multicentro de Saúde Carlos Gomes, em Salvador. Após as primeiras sessões, a empregada doméstica já conseguiu notar a rápida evolução.

“Ainda não estou 100%, mas já consigo caminhar para o trabalho sem aquele cansaço que estava sentindo. Aos poucos as coisas estão voltando ao normal”, comemorou.

Serviços de reabilitação

Em Salvador, os Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, ambos gerenciados pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, dispõem de uma ala de Fisioterapia habilitada para a reabilitação de pacientes com sequelas motoras e físicas pós-covid-19.

O acolhimento especializado é feito de forma humanizada e segura ao paciente. As equipes das unidades estão sendo capacitadas para garantir o atendimento qualificado aos beneficiários do SUS – Sistema Único de Saúde da capital baiana.

“A doença é muito recente, por esse motivo, as equipes passaram por algumas atualizações para poder ofertar uma assistência mais eficiente aos pacientes. Grande parte desses pacientes necessita de reabilitação respiratória ou muscular. Então, elaboramos um plano terapêutico de acordo com a necessidade individual de cada um, incluindo exercícios práticos e uso de equipamentos disponíveis na unidade para proporcionar a recuperação das funções físicas”, explicou Verusca Contreiras, fisioterapeuta e supervisora da equipe multidisciplinar do Multicentro de Saúde Carlos Gomes.

Acesso aos serviços

Para ter acesso aos atendimentos de Fisioterapia nos Multicentros de Saúde, os pacientes que buscam o agendamento para primeira consulta nas unidades devem ir a uma das 156 unidades básicas de saúde da rede municipal, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), sempre das 08 às 17 horas. É necessário apresentar uma requisição preenchida por um médico com a prescrição do acompanhamento especializado e o cartão SUS vinculado ao município de Salvador.

Os pacientes que já são acompanhados pela equipe multidisciplinar dos Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas podem agendar os procedimentos no guichê de marcação de consultas e exames, que fica localizado no prédio das unidades durante o horário de funcionamento dos postos, que é das 7h às 18h.

 

 

Fonte: SMS de Salvador


  • Compartilhe: