DESTAQUES

Polícia Ambiental destrói fornos e carvoarias ilegais no interior

Publicado em: 04/3/2022

A ação ocorreu após a unidade de preservação ambiental receber denúncias

Oito fornos de carvão e quatro carvoarias que funcionavam ilegalmente em uma área de Mata Atlântica preservada foram destruídos durante uma operação deflagrada pela Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), ao longo da quarta-feira (2), no município de Cardeal da Silva. Fornos estavam em funcionamento quando os PMs chegaram.

Conforme o tenente Tiago Portela, lotado na unidade, a ação de combate a extração proibida de madeira e ao desmanche das fornalhas foi montada após a unidade de preservação ambiental receber denúncias sobre a produção ilícita de carvão através de madeiras retiradas de árvores do bioma.

“Nós agrupamos as informações, planejamos a execução da operação e seguimos para o município. No local confirmamos a existência dos fornos e  destruímos”, contou,  e acrescentou que os responsáveis pelos equipamentos não foram identificados.

O oficial ainda pontuou que para a prática extrativista e a produção de carvão em fornos é necessária uma licença expedida pelos Institutos Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

“Hoje as áreas de Mata Atlântica do nosso país são protegidas pela Lei de Crimes Ambientais (9605), sendo que a extração de madeira sem a devida licença ambiental constitui crime ambiental e prevê pena de um a três anos de detenção, multa, ou ambas as penas cumulativamente. Já atividade irregular de carvoaria também constitui crime ambiental, com pena de reclusão, de um a dois anos, e multa”, concluiu Portela.

 

 

Fonte: SSP-BA


  • Compartilhe: