SALVADOR

População conta com Ronda Ciclística para reforçar policiamento nas ciclovias da capital

Publicado em: 27/2/2022

Quem costuma utilizar as ciclovias, principalmente as mais movimentadas de Salvador, já deve ter visto o trio de policiais com roupas mais confortáveis do que as habituais fardas da PM, sobre duas rodas. Eles integram a Ronda Ciclística, unidade vinculada ao Comando de Operações Policiais da PM, disponibilizada para reforçar o patrulhamento ordinário nos locais onde há maior concentração de ciclistas.

Os policiais da Ronda Ciclística atuam em trio, percorrendo pequenas distâncias por meio das ciclovias, iniciativa que visa a aumentar a segurança de quem adotou o pedal como esporte ou como meio de transporte. “ É uma unidade que atua em reforço ao policiamento ordinário realizado no bairro. Os trios são divididos para a cobertura de pequenas regiões para fazer com  que a circulação seja constante e atinja maior parte da ciclovia”, afirma o capitão Márcio Pitangueira, coordenador de Operações de Serviços Extraordinários do COPPM.

Disse também que atuação da unidade leva em conta os horários e locais com maior movimento de ciclistas. Entre os locais de reforço estão a ciclovia do metrô e a parte da orla marítima que vai da Barra a Piatã. Além das convencionais, a Ronda Ciclística também dispõe de bicicletas semielétricas, veículo híbrido que oferece mais conforto, já que tem o motor estimulado através do movimento do pedal.

Bike Segura

Além da Ronda Ciclística, o COPPM também disponibiliza o acompanhamento das unidades ordinárias aos grupos e eventos realizados pelos ciclistas. Para tanto, basta entrar em contato com a unidade da PM e solicitar.

A iniciativa faz parte das ações do Bike Segura, projeto da Secretaria da Segurança Pública que estabeleceu uma série de providências voltadas para a prevenção de crimes e aumento da segurança nas ciclovias.

A SSP também passou a disponibilizar uma mesa de atendimento exclusiva no 190 para recepcionar informações sobre furtos e roubos de bicicletas. Com isso, se uma pessoa for vítima deste tipo de crime, antes mesmo de registrar o boletim de ocorrência, pode comunicar à polícia, auxiliando nas buscas realizadas pelas unidades operacionais nas ruas.

Câmeras de videomonitoramento também foram direcionadas às ciclovias de Salvador, iniciativa que visa a identificar com mais agilidade os autores deste tipo de crime, bem como de prevenir essas ações.

 

 

Fonte: SSP-BA


  • Compartilhe: