DESTAQUES

‘POR ELAS’: campanha do TRE-BA incentiva a participação feminina na política

Publicado em: 10/11/2021

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia dará início, nesta terça (9/11), a campanha “Por Elas”, de incentivo à participação feminina na política. O objetivo é conscientizar a população sobre a representatividade de mulheres no cenário nacional, onde elas são mais da metade do eleitorado brasileiro, mas ocupam apenas 15% dos cargos eletivos no país.

“Por Elas” propõe uma reflexão a partir de abordagem diversa, que dialoga com a história feminina nas eleições e vai além, trazendo desafios para as candidaturas de mulheres e a desigualdade de oportunidades. A iniciativa é da Comissão de Participação Feminina do TRE-BA, presidida pela Desembargadora Eleitoral Zandra Parada, integrante da Corte do TRE baiano.

De acordo com a magistrada, a equidade de gênero na política brasileira depende de uma transformação na estrutura da sociedade patriarcal. “Essa campanha defende que sejamos vistas por nós mesmas e por outras mulheres, porque somos a maioria das eleitoras, mas ainda não usamos isso a favor do nosso voto”, observa a Desembargadora Eleitoral.

O conceito de “Por Elas” também faz referência à sustentabilidade, associando a participação feminina na política a uma ideia que precisa ser plantada. O TRE-BA distribuirá 200 kits – contendo vaso, terra e semente – para mulheres – entre influenciadoras, artistas, jornalistas, deputadas estaduais e federais da Bahia – chamadas para aderir à campanha, cujo lema é “Plante essa ideia”.

Nenhuma a menos

Durante uma semana, o TRE-BA movimentará as redes sociais com postagens de conteúdos sobre as primeiras mulheres eleitas no país e o perfil das eleitas atualmente. Além disso, serão abordados temas desafiadores, como a violência política de gênero, a proporção entre cargos disponíveis, além de uma reflexão sobre candidatas de fachada, popularmente chamada de “candidatura laranja”.

Para a Secretária-Geral da Presidência do TRE-BA e membro da Comissão de Participação Feminina, Thais Habib, a campanha “Por Elas” reflete uma preocupação constante do Tribunal em atuar para que mais mulheres ocupem espaço na gestão pública e sejam respeitadas com igualdade de direitos. “Considerando o histórico social de silenciamento, exclusão e violência contra a mulher, o que foi agravado com a pandemia de Covid-19, é muito importante que o TRE-BA atue nessa mobilização, para que tenhamos Eleições Gerais em 2022 com mais campanhas femininas, mais candidatas, e que isso reflita em mais pautas pelos direitos das mulheres”, declara.

A campanha tem como peça principal um vídeo que trata da maior parte do conteúdo e conta ainda com a mobilização das influenciadoras como vozes da sociedade civil. “O TRE-BA fez questão de acionar mulheres em sua diversidade, para que esse movimento contemple a cidadania e não se limite à classe social, raça, identidade de gênero, religião ou afinidade partidária. A intenção é formar uma rede de mulheres com lugar de fala sobre os direitos de todas. O Tribunal está propondo uma ação que dê frutos, iniciando um novo ciclo de conquistas”, explica Gardênia Lima, Relações Públicas, da Assessoria de Comunicação e Cerimonial, e responsável pelo conceito da campanha.

Plante essa ideia 

O TRE-BA pede para que qualquer publicação sobre a campanha, inclusive o recebimento do kit, seja feita apenas a partir desta terça (9/11), data do lançamento oficial de “Por Elas”. Neste dia, cada mobilizadora convidada pelo Tribunal receberá, via direct no Instagram, o vídeo da campanha. Para o Eleitoral baiano, será muito importante a partilha do vídeo nos mais diversos perfis das redes sociais.

A ideia é multiplicar todas essas vozes femininas no feed do Instagram, falando sobre o que as mulheres querem. Esse conteúdo deve ter até cinco segundos. A organização da campanha entrará em contato com as influenciadoras, também via direct, com mais detalhes sobre a gravação do conteúdo.

Para mais informações e esclarecimentos, entre em contato com a Ascom do Tribunal pelo seguinte WhatsApp: 71 99182-9521.

 

 

Fonte: TRE-BA


  • Compartilhe: