Prefeitura de Salvador vai disponibilizar carros-pipa e protetor solar na Lavagem do Bonfim

Publicado em: 09/1/2024

A Prefeitura de Salvador vai disponibilizar cinco carros-pipa ao longo do trajeto da Lavagem do Bonfim, que ocorre nesta quinta-feira (11), entre o Comércio e a Colina Sagrada. Além disso, vai distribuir gratuitamente sachês de protetor solar, instalar pontos de dispenser e realizar a climatização através de microaspersores e de umidificadores de ar em locais estratégicos do percurso.

Segundo Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária de Saúde (SMS), as medidas serão tomadas de maneira preventiva, a fim de amenizar a sensação térmica de calor durante a festividade. A pasta também contará com um módulo de saúde para atender emergências, que ficará ao lado da Basílica do Senhor do Bonfim, local de maior concentração de pessoas no dia da caminhada.

“A gente já definiu que é possível colocar cinco carros-pipa nas laterais do percurso. A Codesal já fez uma vistoria in loco para definir em quais pontos ficarão instalados. Além disso, vamos ter três locais estratégicos com umidificador de ar, distribuição de protetor solar e dispensers de protetor. Também vamos conversar com as pessoas, conscientizando-as sobre a importância de tomar cuidados preventivos”, afirmou Ana Paula Matos.

As medidas foram definidas após reuniões entre o prefeito, Bruno Reis, a vice-prefeita, Ana Paula Matos, o diretor da Defesa Civil, Sosthenes Macedo, e o secretário de Cultura, Pedro Tourinho. Um plano de contingência foi criado para estabelecer as ações.

“Com essas medidas, teremos a condição de dar uma tranquilizada no calor das pessoas que estiverem na caminhada. A nossa equipe vai continuar supervisionando tudo. Criamos um grupo de trabalho com a Defesa Civil para acompanhar a temperatura prevista no dia e a incidência de raios UV. A depender do cenário, podemos ter algo a mais, porém, por enquanto, está tudo tranquilo”, completou a vice-prefeita e titular da SMS.

Ana Paula afirmou que as mesmas medidas devem ser tomadas no período do Carnaval de Salvador, com disponibilização de carros-pipa e distribuição de protetor solar. As festas de pré-Carnaval começam no dia 3 de fevereiro, com o Fuzuê, e o período oficial da folia será no dia 8 de fevereiro.


  • Compartilhe: