Presidente do TRE-BA é condecorado pela Justiça Eleitoral do Pará

Publicado em: 20/1/2021

Nívia Passos Barberino Pereira, chefe da Assistência de Cerimonial do TRE-BA também foi condecorada; outorga aconteceu virtualmente, na manhã desta terça-feira (19/01)

Foram condecorados com a Medalha do Mérito Eleitoral do Pará 2021, o desembargador Jatahy Júnior, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), e a chefe da Assistência de Cerimonial do Regional baiano, Nívia Passos Barberino Pereira. As homenagens aconteceram nesta terça-feira (19/01) durante sessão solene, realizada virtualmente.

Assista homenagem na íntegra

Sobre a homenagem, o desembargador Jatahy compartilhou a satisfação com os demais membros Coptrel. “É uma alegria receber essa Medalha do Mérito Eleitoral do Pará, na condição de presidente do TRE baiano e do Coptrel. Penso que é um reconhecimento não só pelo trabalho prestado pelo Colégio de Presidentes, mas, uma distinção à Bahia. E essa distinção se faz, ainda, à pessoa de Nívia Barberino. Todos nós estamos muito contentes”, expressou.

Nívia Barberino compartilhou a homenagem com sua equipe. “Fiquei honrada com a homenagem. Agradeço ao nosso presidente pelo estímulo e pela confiança. Espero colaborar com o Tribunal, sempre fazendo o meu melhor. Dedico a medalha à competente equipe do cerimonial”, retribuiu.

Além do desembargador Jatahy Júnior, na classe jurista, foram condecorados durante a sessão solene os ministros Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e Luís Felipe Salomão, corregedor-geral do TSE, dentre outras autoridades.

Os nomes das autoridades, personalidades e instituições homenageadas foram aprovados, à unanimidade, pelo Conselho Tutelar da Medalha do Mérito Eleitoral do Pará, formado pelos juízes do TRE-PA, sob o comando do presidente do Tribunal.

Sobre a medalha

A Medalha do Mérito Eleitoral do Estado do Pará foi instituída por meio da Resolução n.º 3.715, de 29 de março de 2005, sob a presidência do Desembargador Rômulo Ferreira Nunes, em comemoração ao sexagésimo aniversário de instalação da Justiça Eleitoral no Estado do Pará.

Hoje, é constituída por uma fita de seda vermelha e branca em alusão à bandeira do Estado do Pará, a qual contém em seu centro uma peça com a forma de uma coluna grega. Pendente da fita, há uma medalha em metal dourado e formato circular com oito colunas gregas estilizadas, fazendo alusão às bases e sustentação inicial do conceito da cidadania que surgiu no Século V Antes de Cristo (A.C.), na Grécia Antiga, e remetendo aos sete membros da Corte Eleitoral e ao Ministério Público que zelam pela manutenção da Democracia.

O centro da comenda destaca a expansão da Justiça Eleitoral do Pará e contém as inscrições: “TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL”, e “PARÁ”. Em seu reverso, consta a legenda “MÉRITO ELEITORAL” e “PARÁ”, com o Brasão da República Federativa do Brasil ao centro. Ao redor da medalha está a coroa de louros em esmalte verde, representando a Amazônia e simbolizando a vitória e a virtude.

Fonte: TRE-BA


  • Compartilhe: