Salvador

SALVADOR: 16º Centro de Saúde do Pau Miúdo faz atendimento especial no Dia D do Novembro Azul

Publicado em: 17/11/2020

Oferta da ultrassonografia da próstata foi o diferencial da estratégia no local

Com o objetivo de ampliar o acesso à saúde para o público masculino, o 16º Centro de Saúde Maria Imbassahy, unidade administrada pela Fundação da Associação Bahiana de Medicina (Fabamed) em Salvador, aderiu ao Dia D do Novembro Azul, mês de conscientização com a saúde integral do homem.

Durante a estratégia cerca de cem homens atendidos por meio da oferta de consultas médicas, agendamento e realização da ultrassonografia da próstata, atendimentos odontológicos, além da aferição da pressão arterial e glicemia, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV, e atualização da caderneta vacinal.

“O diferencial da nossa mobilização foi a oferta da ultrassonografia da próstata que possibilitou fazer o atendimento e encaminhamento dos homens que participaram da ação. A detecção precoce e preventiva sempre é o melhor caminho para tratar qualquer doença. Sabemos que infelizmente o homem é diferente. É um público que culturalmente demora para buscar o médico. E muita gente acaba agravando a doença por conta dessa característica”, destacou Zorilmar Teixeira, gerente do 16º Centro de Saúde.

Cerca de 68 mil novos casos por ano e uma média de 15 mil óbitos registrados anualmente no Brasil. Esses são os números relacionados ao câncer de próstata no país, tipo mais frequente de linfoma entre os homens brasileiros.

O alto índice de letalidade do agravo poderia ser minimizado com a adoção simples da prática do autocuidado. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o diagnóstico precoce aumenta em até 90% as chances de cura do paciente com câncer de próstata.

A partir dos 50 anos de idade, os homens devem fazer anualmente o exame de toque retal, procedimento mais eficaz para detecção precoce de qualquer alteração na próstata. Indivíduos com histórico familiar da doença devem realizar o exame com 45 anos de idade.

Fonte: Golden Assessoria


  • Compartilhe: