SALVADOR: combate ao Aedes aegypti continua na capital

Publicado em: 16/6/2020

A Secretaria de Saúde de Salvador através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) intensificará entre os dias 16 e 19 de junho mutirões de limpeza em parceria com a LIMPURB, além de inspeções e outras ações de combate ao Aedes aegypti na capital baiana. As estratégias de combate seguem com o objetivo de conter ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikugunya.

No último final de semana de 13 e 14 de junho, os agentes de endemia reforçaram as atividades visitando bairros prioritários da cidade para aplicação de inseticida.

“Estamos com as equipes de campo mobilizadas para atuação ininterrupta na cidade, inclusive aos finais de semana e feriados. O nosso intuito é dar uma resposta rápida nas localidades onde são identificados surto das doenças com a eliminação imediata dos focos”, explicou Andréa Salvador, coordenadora do CCZ.

Em 2020, foram atendidas quase 5.000 solicitações do Fala Salvador 156 relacionadas às arboviroses. “Historicamente, a grande maioria dos focos do Aedes são encontrados nas casas. Por esse motivo, convocamos toda a população para nos ajudar eliminando locais que possam acumular água parada e, consequentemente, ser um potencial criadouro do mosquito. O cidadão também pode solicitar visitas das equipes em localidades com casos suspeitos das arboviroses através do número 156”, finalizou a gestora.

Dados

Entre janeiro e maio deste ano, foram notificados cerca de 8.400 casos de dengue, zika e chikungunya em Salvador, um crescimento de 338% em relação ao mesmo período do ano passado.

Cronograma (Horário 08h às 12h):

16 de junho – Mutirão de limpeza com a Limpurb no Posto de Saúde Cecy Andrade em Castelo Branco
Mutirão de limpeza com a Limpurb em Cassange e Parque São Cristóvão

17 de junho – Ação na Feira de São Joaquim (Inspeção vetorial e ação educativa)
Mutirão de limpeza com a Limpurb na Rua Osvaldo Cruz em Castelo Branco
Mutirão de limpeza com a Limpurb em Cassange e Parque São Cristóvão

18 de junho – Quinta especial em Brotas, Campinas de Brotas, Candeal e Acupe (Aplicação de UBV Costal, ação educativa e inspeção vetorial)

19 de junho – Mutirão de limpeza com a Limpurb em Praia do Flamengo

Fonte: SMS de Salvador


  • Compartilhe: