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SALVADOR: eleitores com Título cancelado podem buscar o atendimento virtual

Publicado em: 02/9/2021

Em entrevista ao Jornal da Manhã (TV Bahia) confira aqui desta terça-feira (31), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Roberto Maynard Frank, convidou os cidadãos que estão com o título cancelado para regularizar o documento através do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE). Na Bahia, 660.080 eleitores estão nessa situação. Em Salvador, são 273.084 documentos cancelados.

Lançado em 9 de agosto, o projeto piloto do NAVE encontra-se disponível apenas para Salvador e Região Metropolitana. Nesses 22 dias, mais de 8 mil atendimentos já foram realizados. O atendimento virtual do NAVE é realizado pelo Chatbot Maia, disponível tanto no site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br) quanto no Telegram: @maiatrebot. É só mandar um “oi” para iniciar o atendimento. O eleitor pode ainda acessar o NAVE por meio do telefone (71) 3373-7000 (opção 2). Nesse caso, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

“Em menos de um mês da implantação da ferramenta, já contabilizamos mais de 8.300 atendimentos. Sendo em grande parte, cerca de 6 mil, realizados pelo Chatbot Maia. Outras cerca de 2.300 solicitações foram atendidas por telefone e e-mail. Estamos trabalhando incansavelmente para expandir o NAVE para outras cidades e fazer com que esse atendimento tecnológico chegue para todo estado. Desburocratizar o atendimento ao cidadão é meta estratégica dessa gestão, bem como o investimento em inovação e tecnologia”, declarou o presidente do órgão.

Através do NAVE o eleitor pode receber auxílio para preenchimento do Título Net (alistamento eleitoral, transferência, alteração de dados pessoais), emissão de certidões disponíveis no cadastro eleitoral (crimes eleitorais, filiação partidária, negativa de alistamento e quitação eleitoral), entre outros serviços. O recurso também permite ao cidadão tirar dúvidas das mais diversas, gerar guias de recolhimento de multa, além de prestar informações acerca da convocação de mesários, tudo de forma automática.

Acessibilidade

Eleitores com deficiência auditiva contam com atendimento especializado, realizado por atendentes com conhecimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) através de videoconferência.

Caminho para os serviços

Todos os serviços online disponibilizados pelo TRE baiano podem ser acessados por meio do site www.tre-ba.jus.br, seguindo o caminho – via menu principal – Eleitor e Eleições > Serviços Online. Na página, além de link direto para o atendimento virtual do NAVE, é possível acessar o Título Net (para requerer a 1ª via do título), consultar débitos do eleitor, acessar certidões, consultar débitos, dentre outros.

Retorno de atendimento nos SACs

Vale lembrar que durante o mês de agosto, os postos da Justiça Eleitoral voltaram a funcionar nas unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do estado. Para ter acesso ao SAC Digital e agendar o atendimento no TRE-BA, é só baixar o aplicativo ou digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Já para ser atendido nos cartórios eleitorais, o desembargador lembrou que os eleitores deverão realizar agendamento por meio do site agendamento.tre-ba.jus.br/agendamento ou pelo telefone (71) 3373-7000, opção 2. A retomada do atendimento obedece à determinação da Portaria Nº 369/2021, publicada no último dia 23 de julho. O TRE reitera que o cidadão deve optar, prioritariamente, por realizar o atendimento pela internet.

Postos do SAC em funcionamento:

Em Salvador, já retornaram os atendimentos as unidades localizadas no Shopping Barra, Comércio e Periperi

> No Interior, o funcionamento foi retomado em Barreiras, Cajazeiras, Camaçari, Vitória da Conquista, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Teixeira de Freitas.

O horário de funcionamento de cada posto de atendimento corresponde ao horário do próprio SAC.

 

 

Fonte: TRE-BA


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