SALVADOR

Ana Paula Matos enaltece parceria com o CEPARH no Dia do Planejamento Familiar

Publicado em: 19/5/2023

Para celebrar o Dia do Planejamento Familiar, nesta quinta-feira (18) a secretária municipal da Saúde de Salvador, Ana Paula Matos participou de um evento que enaltece a importância da data no CEPARH – Centro Médico Elsimar Coutinho Day Hospital, no bairro da Federação, em Salvador.

O Dia do Planejamento Familiar, direto estabelecido em lei, reforça a participação ativa do Sistema Único de Saúde (SMS) no processo educativo e de condução dos pacientes para planejar com efetividade a estrutura familiar visando os impactos socioeconômicos, além da manutenção da saúde física e mental dos genitores e filhos.

Ana Paula ressalta a importância da parceria da rede municipal de saúde com o CEPARH como garantia de que os soteropolitanos possam construir com propósito a estrutura familiar. “Esse elo é fundamental e poder ainda maior. A comunidade carece de mais cuidados e não falo apenas dos procedimentos técnicos, mas, sobretudo, a educação nesse processo de planejamento. A atuação dos nossos profissionais incentiva o diálogo humano e sensível para a construção de possibilidade que vão permitir a realização da família, principalmente com as mulheres, que hoje vivem o tempo de de autonomia e poder de decisão em relação ao próprio corpo na fase fértil e reprodutiva”.

A titular da Saúde lembrou ainda do que no dia 18 de maio, há 93 anos, nascia o Professor Elsimar Coutinho – fundador do CEPARH. ele  deixou um brilhante legado mediante a sua atuação em prol das famílias do país. “Salvador se orgulha de ter esse cientista e pessoa humana que tanto bem fez e inspira outros seres humanos. Obrigada por acreditar nesse planejamento familiar, mas, sobretudo, pelo  cuidado com o outro. A memória dele deve ser sempre lembrada com respeito e deferência. Essa data é uma justa homenagem e um marco para a cidade”.

Além da titular da Saúde, compuseram a mesa do evento: Charlotte Coutinho, presidente do Ceparh; Marcelo Maia (PMN), vereador e autor da lei que instituiu o Dia Municipal do Planejamento Familiar; o deputado Luciano Simões (UB); o ex-presidente da Câmara de Salvador, Pedro Godinho; Lappo Coutinho, neto e assessor empresarial do Grupo Elsimar Coutinho.

Conforme Política Nacional de Atenção Básica, de 2006, o planejamento familiar deve ser oferecido à população em idade fértil nas seguintes modalidades: métodos contraceptivos de barreira; contraceptivos orais e injetáveis; dispositivo intra-uterino (DIU) e métodos contraceptivos cirúrgicos como a Vasectomia e a Ligadura Tubária.

Planejamento Familiar na rede municipal da Saúde

Os postos de saúde da capital baiana são a porta de entrada para o planejamento reprodutivo. Além de fornecer métodos contraceptivos, promovem a educação da população para evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Nessas unidades, é possível ter acesso à administração do anticoncepcional, tanto injetável quanto o comprimido, além da pílula do dia seguinte e distribuição dos preservativos masculinos e femininos. Os postos fazem também a inserção do Dispositivo Intra-Uterino (DIU).

Quando há a vontade da mulher ou do homem em realizar a laqueadura e a vasectomia, respectivamente, faz-se o encaminhamento para o CEPARH através dos postos de saúde. Também podem ser realizados na instituição outros atendimentos, como implantação e retirada do DIU, implantes e distribuição de contraceptivos.

Conheça mais sobre o CEPARH

O CEPARH é a única instituição filantrópica da Bahia que oferece, conforme legado do Dr. Elsimar Coutinho, atendimento médico especializado e gratuito à população. O setor de planejamento familiar, contratualizado junto ao SUS de Salvador, atende, desde o ano de 2014, pacientes de Salvador e região metropolitana por demanda espontânea ou agendamento.

Hoje, possui espaço próprio e tornou-se um moderno Centro de Saúde, preparado para oferecer ampla assistência à população. Atualmente, são realizados por mês cerca de 700 atendimentos particulares e 1.300 pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além dos atendimentos da cota de gratuidade.

O espaço é constituído de 13 consultórios, 02 salas de ultrassonografia, 01 sala de mamografia e 01 checkup cardiológico e um Hospital Day, contemplando serviços de laboratório, anatomia patológica, centro cirúrgico, ambulatórios, enfermarias, apartamentos, serviço de mastologia com mamografia, ultra-sonografia, densitometria óssea, além de uma farmácia de manipulação.

 

 

por Golden Assessoria


  • Compartilhe: