SALVADOR

Busca ativa imuniza mais de 500 alunos em apenas um dia

Publicado em: 09/9/2022

A estratégia está sendo implementada nas escolas da rede municipal

Aluno da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Cajazeiras X, João Pedro Oliveira, 3 anos, estava com quatro vacinas do calendário básico em atraso. A mãe do garoto, a dona de casa, Suellen Oliveira, atribuiu à correria dos afazeres diários o motivo da desatuazlização da caderneta de vacina do filho. João Pedro foi um dos 500 estudantes da rede municipal de Ensino beneficiados pela busca ativa para imunização contra pólio e multivacinação em escolas da capital na terça-feira (06).

No total, dez instituições de ensino da rede municipal foram contempladas no primeiro dia de estratégia em Salvador. “Essa é mais uma iniciativa da gestão para assegurar a ampliação das coberturas vacinais na cidade. Estamos empreendendo todos os esforços para facilitar o acesso aos imunizantes para evitar que doenças consideradas erradicadas possam voltar a circular no município devido as baixas adesões às campanhas de vacinação”, explicou Decio Martins, titular da Saúde na capital.

Fruto da parceria entre as pastas da Saúde e Educação, a estratégia percorrerá todas as escolas da rede pública municipal soteropolitana. “Nossas escolas estarão abertas para que as crianças possam além de assistir as aulas, ter acesso às doses das vacinam que compõem o calendário básico infantil. Vacinar é mais uma forma de amor e cuidado que podemos demonstrar para nossos pequenos”, declarou o secretário municipal da Educação, Marcelo Oliveira.

Campanhas da pólio e multivacinação são prorrogadas

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (06), a prorrogação das campanhas nacionais contra pólio e multivacinação. A previsão inicial era que as estratégias fossem até 09 de setembro. Agora, os pais e responsáveis têm até o dia 30 desse mês para buscar um dos 156 postos de saúde da rede municipal para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 08 às 17 horas.

Iniciadas em 08 de agosto, as Campanhas contra Poliomielite e Multivacinação ainda apresentam baixa adesão na capital baiana. Até o momento, pouco mais de 32 mil crianças menores de cinco anos de idade que residem no município compareceram aos postos para se protegerem contra pólio. O número corresponde a apenas 20% dos 152 mil pequenos que compõem o público alvo na cidade. A meta da gestão é imunizar pelo menos 95% da população elegível.

Já a estratégia da multivacinação, cerca de 58 mil jovens menores de 15 anos buscaram os postos para atualização da caderneta vacinal. A expectativa da SMS é que 497 mil crianças e adolescentes participem da mobilização.

 

 

Fonte: SMS de Salvador


  • Compartilhe: