SALVADOR

Evento projeta Salvador como centro de debates de políticas públicas de saúde no cenário nacional

Publicado em: 06/9/2023

O 9º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e 10º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia, que aconteceu no Centro de Convenções de Salvador, chegou ao fim nessa quarta-feira (6), após uma intensa imersão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). A vice-prefeita e anfitriã do evento, Ana Paula Matos, agradeceu a todos os participantes e destacou os impactos positivos do congresso para a melhoria contínua do SUS em Salvador e em todo o Brasil.

Mais de 4 mil gestores e trabalhadores do SUS de mais de dois mil municípios brasileiros debateram as especificidades do Norte e Nordeste na Regionalização do SUS durante o evento. Ana Paula expressou gratidão e reforçou o compromisso contínuo de melhorar o SUS em Salvador, promovendo iniciativas positivas e estratégias eficazes de gestão na Saúde. Ela enfatizou a importância do aumento do investimento na Atenção Especializada, a discussão sobre novos centros especializados, como o hospital materno-infantil, e investimentos a longo prazo.

A vice-prefeita também destacou medidas adotadas em Salvador para qualificar a prestação dos serviços aos usuários do SUS, como a integração entre vigilância e assistência, a divisão da Diretoria de Assistência em Saúde na atenção primária e especializada, e a importância de utilizar os recursos com eficiência. Ana Paula enfatizou o papel dos gestores de saúde, ressaltando que é uma honra, mas também uma grande responsabilidade, ocupar esses cargos.

Durante o congresso, foram discutidos diversos temas relacionados à saúde pública, incluindo estratégias de vacinação, vigilância da intoxicação exógena, combate ao racismo institucional, saúde LGBTQIAPN+, saúde bucal, políticas de atenção à saúde do homem e experiências de humanização hospitalar. O evento proporcionou um espaço importante para o compartilhamento de conhecimentos e boas práticas na área da saúde.

Ana Paula Matos agradeceu a todos os participantes e destacou que o congresso projetou Salvador no cenário nacional de debates de políticas públicas de saúde. O evento foi promovido pelo Conselho Estadual das Secretarias Municipais da Bahia (Cosems Bahia) com o apoio de várias instituições, incluindo o Ministério da Saúde, o Governo da Bahia, a Prefeitura de Salvador, o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Organização Panamericana de Saúde (Opas).

 

 

Foto: Adam Vidal – Secom


  • Compartilhe: