SALVADOR

Gripário do Pau Miúdo acolhe mais de 2,5 mil pacientes com síndromes respiratórias no mês de julho

Publicado em: 04/8/2022

Unidade vem registrando uma queda nos atendimentos e contabilizou um hiato de dois dias sem internações

O gripário do bairro do Pau Miúdo, reinaugurado no último dia 11, fechou o mês com mais de 2,5 mil acolhimentos a pacientes com síndromes respiratórias no mês de julho e, desse total, apenas 37 foram encaminhados para internamento. A unidade, que desafogou os atendimentos desse tipo na rede municipal, vem registrando uma queda na procura pelos serviços.

O avanço da vacinação contra a Covid-19 é um dos principais fatores para refletir esse movimento de retração no gripário. Com uma média de 184 pacientes diários no início da retomada da unidade, hoje, são contabilizados menos de 100, além disso, entre os dias 22 e 24 houve o registro de um hiato sem internações.

A unidade tem capacidade para admitir 300 pacientes por dia com resolutividade eficaz nos atendimentos. O local funciona em regime 24 horas, sete dias na semana, com 10 leitos de observação e 02 de estabilização para o trato de síndromes gripais como H1N1, H3N2, Covid-19 e outros vírus.

A instalação fica em anexo ao Centro de Saúde Maria Conceição, foi a mais procurada pela população de Salvador nos picos da pandemia da Covid-19 com mais de 50 mil atendimentos. O Gripário Pau Miúdo é administrado pela FABAMED – Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde.

Papel importante – De acordo com a coordenadora do gripário e médica, Géssica Moraes, os gripários têm um papel fundamental no enfrentamento a síndromes gripais.

“O público que é acolhido pelo Sistema Único de Saúde, além de ter acesso ao pronto-atendimentos e as UPAs, que sempre têm grande volume de pessoas, contam também com griparios que aumentam a capacidade de acolhimento na rede pública e possibilitam a separação das pessoas com viroses”, explicou.

 

 

por Golden Assessoria


  • Compartilhe: