SALVADOR

Mobilização promove a prevenção do suicídio entre os profissionais de saúde em Salvador

Publicado em: 16/9/2022

Os efeitos da pandemia na saúde mental já refletem no aumento da procura de ajuda psicológica e também na gravidade dos casos que chegam aos serviços de saúde.

No Setembro Amarelo, mês de valorização à vida, a FABAMED – Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde, organização social responsável pela gestão compartilhada do 16º Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy, no bairro do Pau Miúdo, promoveu uma ação voltada para saúde mental dos profissionais da unidade.

O objetivo da iniciativa foi promover o cuidado dentro do ambiente de trabalho.

“A saúde mental dos profissionais de saúde ficou muito mais vulnerável durante esse período de pandemia. Foi um tempo de bastante pressão, jornada de trabalho exaustiva e, para alguns, afastamento dos entes queridos. Por esse motivo, realizamos uma atividade para mostrar a importância do cuidado com a saúde mental de quem cuida”, explicou Zorilmar Teixeira, administradora da unidade.

Ainda sobre o Setembro Amarelo, Zorilmar fez questão de ressaltar a importância de falar sobre o assunto e não tratá-lo como um tabu.

“Esse é o mês que a gente trabalha a prevenção do suicídio e eu ouço muitas vezes as pessoas falarem que podemos induzir os outros a cometerem suicídio quando abordamos o assunto. Pelo contrário, ao falarmos abrimos espaço para que as pessoas se sintam acolhidos e mostramos que elas podem falar dessa dor”, enfatizou.

 

 

por Golden Assessoria


  • Compartilhe: