SALVADOR

Saúde prorroga Campanha de Vacinação Antirrábica em Salvador

Publicado em: 11/9/2023

Mobilização já alcançou mais de 74% da meta

Para garantir a proteção de cães e gatos contra a raiva, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) prorrogou a Campanha de Vacinação Antirrábica até o dia 30 de setembro. O objetivo é atingir 249 mil animais vacinados no município. Até o momento, mais de 185 mil bichos receberam o imunobiológico na capital baiana, o que equivale a 74,2% da meta.

“A forma mais efetiva de prevenir a raiva é com a vacinação. Essa zoonose possui quase 100% de letalidade, e por isso é importante que a população compareça aos pontos de imunização com seus animais. Nos últimos anos Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato”, explica Danielle Dantas, chefe do Setor de Raiva e Veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ).

A oferta da vacina acontece em 100 postos de saúde e com duplas volantes de agentes de endemia que percorrem as ruas da capital de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 08h às 14h. A lista completa dos locais está disponível no site saude.salvador.ba.gov.br e no Instagram @smssalvador, além do canal Fala Salvador 156 e pelo telefone do CCZ 3611-7331, onde será possível também tirar dúvidas.

Para ter acesso a dose, não é necessário apresentar documentação, basta o animal ter idade igual ou superior três meses de idade e estar saudável. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

 

Fonte: SMS


  • Compartilhe: