SALVADOR

Saúde realiza busca ativa e capacitação para diagnóstico da hanseníase na capital

Publicado em: 15/7/2022

Os profissionais aprendem a utilizar o teste rápido gratuito

O Programa Municipal de Controle da Hanseníase (PMCH), com o objetivo de melhorar o atendimento para os portadores da doença, começou na última quarta-feira (13) uma ação de busca ativa de casos suspeitos e de contatos domiciliares nos distritos sanitários de São Caetano/Valéria, Subúrbio Ferroviário e Itapuã.

Além disso, a iniciativa qualifica os profissionais de saúde da Atenção Primária para o uso adequado do teste rápido gratuito, que detecta o agravo. A ação, que acontece até o dia 21 nas Unidades de Saúde da Família de Boa Vista do Lobato,

Aristides Maltez, Alto da Terezinha e Parque São Cristóvão, é acompanhada pelos técnicos do PMCH conjuntamente pelo GT Hanseníase da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP/SESAB).

Para Helena Ribeiro, técnica do campo temático de Hanseníase da SMS, a idealização visa fortalecer a proposta de um acompanhamento humanizado para pacientes com hanseníase, além de ampliar a sua descoberta previamente. “Por ser uma doença que tem cura, esse diagnóstico é primordial para o início do tratamento o mais rápido possível nas unidades de saúde”, ressalta ela.

 

 

Fonte: SMS de Salvador


  • Compartilhe: