SALVADOR

Secis promove educação ambiental e sustentabilidade para alunos da rede municipal

Publicado em: 03/8/2023

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (SECIS), esteve na Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, em São Cristóvão, nesta quarta-feira (02), com o objetivo de fomentar a educação ambiental e sobre sustentabilidade, na formação dos estudantes da rede. Na ocasião, dezenas de alunos participaram de uma aula especial, que une informações sobre o ecossistema da vida e a sustentabilidade, de forma lúdica e dinâmica.

Durante a aula, os estudantes puderam sanar dúvidas sobre os temas da educação ambiental e sustentabilidade, bem como acerca da importância do cuidado e proteção aos animais, e dos projetos promovidos pela SECIS no âmbito da educação, a exemplo das visitações educativas nos parques e equipamentos da pasta, bem como os de proteção às baleias e praias, cultivos de hortas em residência, dentre outros.


Os encontros aconteceram nos dois turnos, e além da participação massiva dos alunos, uniu os gestores e educadores da instituição. De acordo com Marcelle Moraes, titular da SECIS, os projetos da pasta promovem o conceito de cidade sustentável e resiliente, por meio de ações e atividades de proteção ao meio ambiente, causas sociais, e político-culturais-urbanas, guiada pelos objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda de 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Nessa ação cumprimos com o propósito firmado na agenda da ONU, principalmente através da educação, especialmente das crianças e jovens, para que possam não somente compreender as questões relacionadas à sustentabilidade e proteção das diversas formas de vida na natureza, como também sobre a importância de adotarem desde já ações simples no cotidiano, de cuidado o lixo, por exemplo, com o nosso meio ambiente, e como podem contribuir para a preservação do planeta e do seus próprios futuros”, explica a gestora.

“Nesse sentido, a Secis é notadamente uma secretaria pioneira no Brasil, pois segue focada em realizar ações inovadoras para a pauta da sustentabilidade e da resiliência, unindo a educação e outros setores do conhecimento, e edificando Salvador enquanto cidade referência nessa área, em níveis nacional e internacional”, finaliza.

A iniciativa é fruto de parceria intersetorial com a Secretaria Municipal da Educação (Smed).

por Golden Assessoria

  • Compartilhe: