SALVADOR

Secretarias e órgãos municipais vão intensificar serviços públicos durante o verão de Salvador

Publicado em: 21/12/2023

Com o início do verão na próxima sexta-feira (22), secretarias e órgãos vinculados à Prefeitura de Salvador vão intensificar os serviços públicos prestados para a população. A estação mais quente do ano coincide com as férias escolares e também atrai turistas de diversos locais, fatores que ampliam a movimentação na cidade.

As praias estão entre os atrativos mais procurados. Para dar suporte aos banhistas, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) vai incrementar o contingente de salva-vidas no litoral, no trecho entre Jardim dos Namorados e Ipitanga. O órgão saíra de 20 agentes para 30 nos finais de semana e feriados.

A meta também é fazer ações em Piatã, uma das praias mais frequentadas, com a entrega de pulseirinhas de identificação para minimizar os riscos de crianças perdidas. A Salvamar ainda vai garantir que os trechos que apresentem riscos de afogamento para os usuários estejam sinalizados com bandeiras de alerta. Novos equipamentos, como motos aquáticas, botes e quadrículos deverão complementar as operações.

Transporte – Com o intuito de garantir maior oferta de ônibus na região da orla durante o período do verão, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) deu início à Operação Praia. Até o final do verão, além da ampliação do horário de atendimento, algumas linhas da frota convencional de ônibus com maior demanda de usuários serão reforçadas.

Ao todo, 40 coletivos estarão distribuídos nas estações Acesso Norte, Mussurunga, Lapa, Pirajá e nos finais de linha dos bairros de Base Naval e Ribeira. A Operação Praia é realizada sempre aos domingos e feriados, dias em que há maior procura pela orla da cidade.

Manutenção – Logradouros públicos da capital baiana serão alvos de ações preventivas. A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) reforçará as equipes para efetuar reparos pontuais de calçadas públicas em concreto, pedra portuguesa e pavimentos intertravados da orla. O órgão fará reposição de balizadores de trânsito, pintura de ciclovias e balaustrada na Barra.

Ainda na orla marítima, estão previstos serviços de manutenção dos guarda-corpos em inox e madeira, limpeza de palmáceas (coqueiros) com retirada das folhas e cocos com potencial de queda. A Seman também fará a revisão da rede de microdrenagem, limpando bocas de lobo e fazendo reposição de grelhas, assim como limpeza de macrodrenagem.

Além de promover a retirada de resíduos acumulados, a iniciativa combate vetores de arboviroses (dengue, zika e chikungunya), já que verão é o período mais propício para reprodução do Aedes aegypti. Por fim, a malha viária da cidade será beneficiada com ações constantes da Operação Tapa Buracos.

Fiscalização – As equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por sua vez, estarão nas ruas para garantir o ordenamento da ocupação do espaço público e disciplinar a exibição das publicidades, evitando e removendo as peças irregulares. A fiscalização atua também no combate à poluição sonora nos estabelecimentos e eventos na capital baiana, com ênfase na região da orla e Centro Histórico.

Com as festas populares típicas da estação, a Sedur fará a fiscalização na instalação das estruturas, como camarotes, arquibancadas e palcos, além dos estabelecimentos comerciais no entorno dos eventos.

Ordenamento – A Diretoria de Serviços Públicos da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) conta com mais de 400 agentes públicos atuando em toda a cidade. Diversas operações especiais acontecem até o final do verão, a exemplo do Natal Salvador, Praia Ordenada, Tolerância Zero, Mercados do Povo e Cidade Dez Sucata Zero.

O trabalho vai desde a organização dos espaços públicos até a fiscalização de toda a atividade comercial informal, mantendo assim a cidade com aspecto organizado e, ao mesmo tempo, proporcionado a geração de renda para os trabalhadores.


  • Compartilhe: