Salvador

Salvador ultrapassa 56% de cobertura na atenção básica

Publicado em: 21/8/2020

Indicador histórico coloca Salvador como a cidade que mais expandiu no setor entre as capitais brasileiras

Salvador ultrapassou a marca de 56% de cobertura da atenção básica. A marca histórica coloca o município como a capital brasileira que mais ampliou o acesso aos serviços primários de saúde no país nos últimos anos.

De acordo com o titular da Saúde municipal, Leo Prates, a boa capacidade de gestão administrativa/financeira implementada no município, permitiu que Salvador permanecesse com o processo de expansão da atenção básica, ao mesmo tempo que deflagrou um grande volume de investimento para a construção da rede complementar temporária voltada para o enfrentamento à Covid-19.

“Nossa meta inicial era chagar até o final de 2020 com pouco mais de 54% de cobertura em atenção básica. No entanto, mesmo com o cenário de pandemia, ultrapassamos a marca de 56% da população da capital assistidas pelo setor. Esse é um dado que confirma a grande capacidade administrativa da Prefeitura que conseguiu manter um elevado nível de investimento na ampliação dos serviços prioritários, simultaneamente a alocação de um grande volume de recursos que não estavam previstos por conta do coronavírus”, destacou o gestor.

Somente em 2020, foram investidos mais de R$ 23 milhões pelo executivo municipal para construção de onze novos postos de saúde, todos eles entregues à população totalmente equipados, com farmácias abastecidas, novos equipamentos e equipes completas. Além disso, outras duas unidades básica nos bairros de San Martim e Jardim das Margaridas seguem em obras aceleradas e devem ser entregues no primeiro semestre do ano que vem.


  • Compartilhe: