Salvamar dá dicas de como foliões podem tomar banho de mar com segurança

Publicado em: 11/2/2024

Durante os dias de Carnaval, as praias de Salvador estão entre os principais atrativos aproveitados pelos foliões antes, durante e depois das passagens dos trios pela avenida. Para aqueles que não abrem mão em curtir um banho de mar, a Coordenadoria de Salvador Marítimo (Salvamar) traz recomendações preventivas de como evitar intercorrências durante o período.

“A principal dica é não exceder na bebida. Banho de mar e bebida alcoólica não combinam. Esse fator de risco é o que mais contribui para as nossas ocorrências. A bebida alcoólica superestima a capacidade da natação e faz com que as pessoas acreditem que saibam nadar sem saber de fato”, alerta o coordenador do órgão, Kailani Dantas.

Além disso, o gestor enfatiza a importância dos banhistas ficarem atento às bandeiras de perigo nas praias, de permanecer próximo a um posto salva-vidas, de perguntar a um agente qual o local indicado para o banho, além de não perder contato visual com crianças e manter uma distância segura delas. “Desse modo, a gente consegue reduzir as ocorrências de afogamento dentro do período do Carnaval”.

Kailani ressalta que a Salvamar computa outras ocorrências além do afogamento: “Pessoas que excedem na bebida e acabam passando mal, entrando em coma alcoólico, vertigem, hipoglicemia. Com esse calor, as pessoas acabam saindo sem se alimentar da forma devida, e acabam ficando fracas, hiperglicêmicas, e muitas chegam a desmaiar”, citou. Desse modo, acrescenta, a Salvamar faz os primeiros atendimentos e encaminha as pessoas para os postos de saúde que estão montados nos circuitos.

Além disso, o órgão também não indica o banho de mar à noite, por mais que haja salva-vidas a postos. “Durante a noite é um momento mais perigoso, de baixa visibilidade. Então a Salvamar indica evitar o banho nesse período do dia”, concluiu Kailani.

Neste Carnaval, a Salvamar conta com 213 salva-vidas em operação. Somente no trecho entre Barra e Ondina, há sete postos funcionando em regime 24h.


  • Compartilhe: