MUNICÍPIOS

SANTANA: água doce e tratada chega a famílias da zona rural

Publicado em: 28/7/2021

“Agora, finalmente, temos água do rio para beber e na porta de casa”

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) começou a atender, neste mês de julho, uma nova localidade da zona rural de Santana, no Oeste da Bahia. Depois de ter seu funcionamento testado, 2.800 metros de rede recém-implantada na localidade de Posses passou a distribuir água tratada captada no rio Corrente para cerca de 30 domicílios. Os técnicos da Embasa estão finalizando o cadastramento dos novos usuários atendidos pelo sistema integrado de abastecimento de Santana, que atende também os municípios de Canápolis, Brejolândia, Serra Dourada e Tabocas do Brejo Velho.

A felicidade ao ver a água tratada saindo da torneira foi demonstrada pelas irmãs Valdelice e Valdete Rosa de Souza. “A gente estava sofrendo demais sem água limpa e doce. Agora a gente pode beber sem medo”, explica Valdelice, contando que elas precisavam comprar ou trazer água da sede de Santana. Já o casal Joaquim Martins e Ana Pereira dos Anjos relembra da dificuldade de, até a abertura de um poço, há 20 anos, precisar transportar num latão a água de um riacho próximo. “Agora, finalmente, temos água do rio para beber e na porta de casa. Com essa água é só alegria, mas tem que saber usar para não gastar muito”, afirmam.

A gerente da Embasa em Santana, Liane Amaral, reforça que a falta de abastecimento por rede distribuidora era a principal reclamação de quem mora em Posses e, hoje, essa demanda está atendida. “Durante a fase de testes, os imóveis já começam a receber água nas torneiras. Este é o momento para que os moradores também façam os testes nas instalações internas do imóvel para eliminar quaisquer vazamentos e instalem as caixas d´água domiciliares para armazenar água e garantir o acesso à água dentro do imóvel durante interrupções necessárias à manutenção na rede distribuidora”, recomenda.

 

Fonte: Embasa


  • Compartilhe: