MUNICÍPIOS

SÃO DESIDÉRIO: campanhas alertam sobre os perigos das queimadas e incêndios florestais

Publicado em: 26/8/2021

A Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) em parceria com a Brigada Municipal realiza ações de conscientização e combate a queimadas e incêndios florestais no município. O trabalho busca junto a população, sensibilizar a prevenção do combate ao fogo seja em vegetação, lixo, terrenos baldios e áreas florestais na sede ou na zona rural. Recentemente foram realizadas ações de combate ao fogo em fazendas e comunidades rurais com técnicos da SEMATUR, PrevFogo/IBAMA, seguindo as orientações das boas práticas da educação ambiental. Em caso de dúvidas sobre como fazer aceiros, por exemplo, a SEMATUR deve ser procurada.

Segundo a Lei 9605 para crimes ambientais, a prática de atear fogo é considerada crime, baseada no impacto e atividades lesivas ao meio ambiente. Em caso de denúncias, os órgãos mais indicados são o Inema e o Ibama pelos números: 0800 61 8080 (Ibama) e 0800 71 1400 (Inema). As denúncias podem também ser formalizadas na SEMATUR por meio do contato (77) 3623-2801.

“A importância de se combater as queimadas e incêndios em geral, perpassa desde as questões da ética em relação a natureza e a vida, pois o incêndio quando criminoso, causa fortes impactos negativos nas comunidades, seja para saúde das pessoas, na vida animal e vegetal das reservas legais, nos empreendimentos e na nossa riqueza mais importante, o Cerrado”, destacou o secretário da SEMATUR, Joabe Pereira.

 

 

Fonte: PMSD


  • Compartilhe: