MUNICÍPIOS

SÃO DESIDÉRIO: técnicos vistoriam estabilidade de barragens

Publicado em: 30/12/2021

Em virtude do aumento do volume de chuvas nos últimos dias na região oeste da Bahia, e atendendo a uma solicitação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMATUR) e da Defesa Civil de São Desidério, o secretário da SEMATUR, Joabe Almeida, o geólogo Zânio Lúcio, o técnico do INEMA, Dércio Alves, e o chefe da Defesa Civil, Wíten Dias, juntamente com os soldados André Luis e Maciel do 17º Grupamento de Bombeiros Militar da Bahia, foram recebidos por representantes da Contour Global, empresa responsável pelos empreendimentos das barragens Alto Fêmeas e PCH 1 Sítio Grande, para um monitoramento técnico visual realizado nas duas barragens, na tarde de terça-feira, 28 de dezembro.

A SEMATUR e a Defesa Civil solicitaram informações à Contour Global, sobre a situação do monitoramento de segurança e estabilidade das barragens de Alto Fêmeas e PCH 1 Sítio Grande. O Corpo de Bombeiros e INEMA foram comunicados e convidados a compor a comitiva técnica. Durante o monitoramento visual, foi realizada vistoria em todos os equipamentos de segurança, e a empresa mantenedora verificou que os níveis de água estão vertendo normalmente sem qualquer motivo para pânico.

Ainda segundo a Contour Global, o monitoramento é realizado a cada 24 horas em tempo real, e a cada três meses são coletados dados dos piezômetros e sensores magnéticos instalados no barramento das barragens, e enviados para o Rio Grande do Norte, que reporta os dados por relatórios. A empresa informou à SEMATUR que tudo está operando dentro da normalidade sem qualquer alteração e até o momento não foi verificada nenhuma situação de instabilidade.

“Também no último dia 27, foi realizada uma vistoria pela Contour Global, operadora responsável pelos empreendimentos das barragens, e foi solicitado que a empresa envie periodicamente os monitoramentos geotécnicos à SEMATUR. A segurança da barragem não é responsabilidade do município, do Corpo de Bombeiros ou do INEMA, mas da empresa operadora. E o monitoramento técnico visual foi realizado em virtude do pânico e informações falsas transmitidas à população a respeito do rompimento dessas barragens”, concluiu o secretário Joabe.

Fonte: PMSD


  • Compartilhe: