Interior

SÃO DESIDÉRIO: vacinação contra o sarampo é prorrogada

Publicado em: 27/7/2020

Seguindo o que determina o Ministério da Saúde e a Campanha Nacional ‘O Brasil livre do Sarampo’, no município de São Desidério, desde março, as equipes de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SESASD) estão empenhadas na Campanha de Imunização contra o Sarampo. A vacinação seguirá até 31 de agosto para adultos de 20 a 49 anos.

As pessoas devem procurar o posto de vacinação mais próximo de sua residência portando o cartão de vacinação. Em São Desidério a vacina encontra-se disponível no Centro de Saúde Florentino Augusto de Souza, nos Postos de Saúde da Família (PSF’s) Antônio Pereira da Rocha e Otacílio Jesuíno de Oliveira, na sede, e nos PSF’s ou Unidades Básicas de Saúde dos distritos de Sítio Grande e da região de Roda Velha, assim como também nos Postos de Saúde da zona rural.

“O prazo anterior do término da vacinação era até 31 de julho e foi prorrogado para 31 de agosto para que possa ser vacinado o maior número de pessoas. Essa vacina é tríplice viral e além do Sarampo, também previne a Caxumba e Rubéola. É muito eficaz e a única maneira para proteger contra essas doenças”, destacou a enfermeira que faz parte da equipe da Atenção Básica, Ana Carla Moreno.

Sarampo – É uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada.

Fonte: PMSD


  • Compartilhe: