Salvador

Prefeitura entrega requalificação da Unidade de Saúde Família do Candeal

Publicado em: 05/6/2024
Com a implantação desta nova equipe de Saúde da Família, Salvador amplia a cobertura da Atenção Primária à Saúde do município de Salvador
Moradores do Candeal Pequeno e adjacências passarão a contar, com a Unidade de Saúde da Família do Candeal Pequeno totalmente requalificada. A reestruturação da Unidade de Saúde possibilitou a ampliação de equipes para melhorar o fluxo de atendimento aos usuários; antes com 3 (2 de Saúde da Família – eSF e 1 de Saúde Bucal – eSB), agora passa a contar com 6 equipes (3 eSF; 3 eSB). À reinauguração ocorreu nesta terça, com as presenças da vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, o subprefeito da região, Alan Muniz , o cantor e compositor Carlinhos Brown , além de vereadores, diretores, lideranças e moradores da comunidade.
A unidade garante a oferta de serviços de atenção integral à saúde, desde o recém-nascido ao idoso, através atendimento médico, enfermagem e odontológico para aproximadamente 12 mil pessoas cadastradas na Estratégia de Saúde da Família.  “A requalificação das nossas unidades garante uma boa estrutura para o cuidado e acolhimento das pessoas. Além de toda reforma e melhorias físicas na unidade, estamos ampliando a quantidade de profissionais.  Aqui teremos equipes completas para trazer, de fato, a saúde pública a quem mais precisa”, destaca a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos.
As ações de saúde serão ofertadas integralmente a todas as pessoas, de acordo com suas necessidades e demandas, incluindo o acompanhamento das condições de saúde como hipertensão arterial, diabetes melitus, tuberculose, hanseníase e doença falciforme, oferta de vacinas para doenças imunopreveníveis. Dentro do planejamento das ações prioritárias da Atenção Primária à Saúde a ser priorizado no equipamento estão inclusas as atividades inerentes à Saúde da Criança, do Adolescente, da Mulher (incluindo o acompanhamento de gestantes no pré-natal), do Homem, do Adulto, do Idoso, da População LGBTQIA+, saúde Bucal.
A gestora enfatizou a importância de todo o esforço dedicado para mais uma entrega em um bairro tão especial e representativo para Salvador. “Cuidem com carinho, para além da obrigação e atendam a população com todo cuidado e propósito. Que possamos fazer desta unidade aqui no Candeal uma das melhores da nossa cidade”, recomendou Ana Paula.
“Eu sou um irmão, filho, neto, eu sou alguém nascido nessa comunidade, que tem os mesmo desejos e sentidos de todos os moradores. A gente sabe que o coletivo proporciona entregas como essa, e a USF Candeal é uma prova de que parcerias públicas, privadas e coletivas comunitária trazem resultados positivos. O Candeal é conhecido por gostar de festa, de boas comidas, mas ninguém faz festa ou come bem sem saúde, por isso estou muito feliz”, declarou Carlinhos Brown.
A unidade de saúde disporá de serviços complementares como imunização, material para curativos, Dispensação de medicamentos básicos; Impressão de 2ª via do Cartão SUS; Teste rápido de IST, gravidez; Avaliação das condicionalidades do bolsa família, marcação de consulta para outras especialidades e outros e exames.

  • Compartilhe: