SAÚDE

SBCBM diz que modelo de cirurgias bariátricas implantado na gestão de Leo Prates na Saúde é exemplo para o Brasil

Publicado em: 25/5/2022

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica se reuniu com deputado para conhecer a política implantada em Salvador.

O deputado Leo Prates participou nesta terça-feira (24) de uma reunião convocada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCM) para conhecer as práticas adotadas por Salvador na realização de cirurgias bariátricas através do SUS. No encontro virtual, que contou com a participação do presidente da SBCM, Fábio Viegas, o secretário de Saúde de Salvador, Décio Martins e representantes do Hospital Municipal, foram compartilhadas experiências vividas na capital baiana desde o planejamento até a disponibilização do procedimento cirúrgico na rede municipal.

Para o presidente da SBCM, dr. Fábio Viegas, destacou que o objetivo do encontro é trocar experiências que possam ser multiplicadas por todo o Brasil, facilitando o acesso à cirurgia que pode salvar vidas de pessoas que sofrem de algum quadro de obesidade. “O exemplo de Salvador deve ser levado para todo o Brasil pois não há nenhuma iniciativa próxima. A forma como a rede municipal disponibiliza as cirurgias bariátricas, faz de Salvador uma ilha de excelência”, afirma. “Hoje a obesidade é uma doença que ceifa vidas cada vez mais cedo. Se o acesso à cirurgia na rede privada já é restrito, no meio público é ainda mais difícil, por isso acredito que Salvador encontrou o modelo certo”, completa.

Na reunião, dr. Fábio Viegas também convidou Prates a compartilhar as experiências no Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, que será realizado em Salvador entre os dias 27 e 30 de outubro deste ano.

Implantada durante a gestão de Prates na Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, a cirurgia bariátrica passou a fazer parte dos procedimentos ofertados pelo Hospital Municipal com oferta de 20 operações por mês, com suporte de uma equipe multidisciplinar e integrada.

 

 

por Golden Assessoria


  • Compartilhe: