SEGURANÇA: Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy empossa membros da Cipa 2024

Publicado em: 02/4/2024

O foco na integridade física de funcionários da saúde deve ser um dos princípios norteadores no setor e, em se tratar da importância do assunto, é preciso ser capacitado para realizar este cuidado, de forma estratégica.

O 16º Centro de Saúde Maria Conceição Santiago Imbassahy, localizado no bairro Pau Miúdo, em Salvador, e administrado pela Fundação ABM de Pesquisa e Extensão (Fabamed), tem em seu quadro a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), formada por profissionais que se candidatam voluntariamente para acompanhar e elaborar propostas que melhore as condições do ambiente contra possíveis riscas.

A primeira equipe da Cipa que atuará em 2024 já tomou posse no Centro de Saúde, na última quarta-feira (27). O grupo ficará responsável em prosseguir com o plano de trabalho já feito de identificar os riscos do processo de trabalho; elaborar mapas de riscos; participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias; realizar verificações nos ambientes e condições de trabalho visando possíveis situações que possam trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores em questão.

Para o técnico de segurança Jordan Monteiro, a posse dos novos membros da Cipa é a demonstração de que o 16º Centro mantém a preocupação com aqueles que compõem o espaço e, ao mesmo tempo, contam com a integração de todo o setor multifuncional que ali atua.

“Foi muito motivador ver cada candidato eleito engajado e interessado em aprender e construir coletivamente com os processos internos de redução de acidentes e doenças ocupacionais na unidade. É uma sinergia que eleva o clima organizacional, gera mais interatividade e define métodos para que nós estejamos seguros enquanto trabalhamos”, celebrou Jordan

Ações como essa fazem parte das propostas implementadas pela Fabamed, em concordância com a legislação trabalhista e suas respectivas normas técnicas regulamentares.


  • Compartilhe: