MUNICÍPIOS

Sesab esclarece distribuição de vacinas contra Covid-19 no interior

Publicado em: 08/7/2021

Aconteceu, na manhã da terça-feira, 6, a reunião presencial entre a Câmara Setorial de Saúde da UPB e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Por iniciativa da União dos Municípios da Bahia (UPB), para discutir a pauta prioritária de saúde dos municípios, a visita a secretaria tinha como objetivo o esclarecimento da distribuição de vacinas contra Covid-19 nos municípios do interior do estado, em especial a divisão da vacina Janssen e a situação da central de regulação de pacientes do Estado.

Presente na reunião, o vice-presidente da UPB e prefeito de Belo Campo, José Henrique Tigre, Quinho, pediu ao secretário um alinhamento mais direto e com informações para os municípios de pequeno porte sobre os detalhes da vacinação.  “Estamos na ponta, lidamos com a população, e precisamos explicar ao munícipe porque a capital recebeu mais vacinas que o interior”, explicou o gestor.

A prefeita de Nilo Peçanha, Jaqueline Soares, também presente na reunião, ressaltou: “não queremos que só Salvador seja a capital que mais vacina, nós queremos que a Bahia seja a ‘capital’ que mais vacina. Queremos todos os municípios da Bahia vacinando mais. E, pra isso, precisamos desse olhar para o interior”. Na oportunidade, a prefeita pontuou que é injusto levar em consideração para distribuição da vacinas o ano de 2020, porque foi um ano atípico, além da mudança de gestão, foi um ano pandêmico, baixando os indicadores de vacinação e prejudicando os municípios.

Sobre os indicadores que norteiam a vacinação no estado, o secretário Fábio Vilas-Boas explicou que o Ministério de Saúde que determinou para onde iriam os lotes da Janssen e que, só depois da pactuação de três lotes, o Ministério flexibilizou as normas de divisão. “Já descontamos de Salvador e Região Metropolitana os lotes da Janssen e estamos encaminhando ao interior a correção. Sobre a assimetria de um município receber mais vacina que o outro, foi uma determinação que analisa e calcula com base no ano de 2020, então a regra é essa. O Ministério de Saúde possui uma política específica de vacinação. Não podemos mudar e precisamos seguir. Mas tentamos equalizar com a realidade do Estado, mesmo recebendo menos vacina do que a Bahia deveria receber”, explica o secretário.

Prefeito Djalma Abreu, do município de Novo Horizonte, também presente na comitiva que acompanhava a reunião falou da dificuldade do seu município e da região “Sou da Chapada, lá o desejo de vacinação é o maior apelo da população. Mobilizamos o que for preciso, mas precisamos fortalecer a vacina no interior”.

Gestor do município de Encruzilhada, Dr. Lei, é médico e fez o encaminhamento sobre o problema da central de regulação dos pacientes.  “É a reclamação de 80% dos prefeitos no grupo. A desconexão geográfica da central de regulação com a realidade da logística dos municípios. Meu município fica perto de Vitoria da Conquista e, as vezes, a regulação me manda para o Oeste do estado, com um tempo curto para deslocamento. Isso acontece com todos os colegas”, reclamou o prefeito.

Sobre a pauta da regulação, o secretário de saúde pediu que a comitiva visitasse a central, mas reconheceu esse problema de logística. “Colocamos no software da Central de Regulação o programa do Google Maps e agora ele norteará melhor a equipe”, afirmou o secretário.

 

Fonte: UPB


  • Compartilhe: