MUNICÍPIOS

SÍTIO DO MATO: mutirão de ultrassonografias reforça combate ao câncer de mama e de colo do útero

Publicado em: 27/10/2021

Ação da Secretaria de Saúde faz parte de uma série de ações do Outubro Rosa

A Prefeitura de Sítio do Mato, por meio da Secretaria de Saúde promoveu nesta segunda-feira (25) um mutirão de ultrassonografias para rastreamento de câncer de mama e de câncer do colo do útero, para pacientes agendadas, realizadas pelo Dr. Mauro. O atendimento aconteceu no Hospital Municipal Maria Pereira de Macedo. As pacientes também podem realizar estes exames quinzenalmente, com agendamento na Secretaria de Saúde.
O mutirão de atendimento do Outubro Rosa é parte das ações realizadas pela Secretaria de Saúde, que tem como objetivo reduzir a fila de espera para consultas e exames deixada pela gestão anterior.
“Promover a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e de colo do útero é de extrema importância e prevenir com a realização de exames é essencial. Iremos continuar promovendo diversas ações com essa finalidade, a fim de chamar a atenção das mulheres para o diagnóstico precoce”, afirmou o prefeito Cássio Cursino.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS), vem oferecendo palestras e rodas de conversas com orientações que estimulam o autocuidado e hábitos saudáveis, indispensáveis na prevenção de doenças. Serão promovidos, também, mutirões de consultas, com realização de exames clínicos da mama, solicitação de exames de mamografia e coleta de material para exame de Papanicolau.

O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura. Ele se dá por meio do exame de mamografia, que deve ser realizada anualmente em todas as mulheres com 50 anos ou mais, já que é a partir dessa idade que há um aumento na ocorrência da doença.

Fonte: PMSM


  • Compartilhe: