Tainara Ferreira presta consultoria de letramento racial e de gênero ao cantor Rodriguinho após saída do BBB 24

Publicado em: 09/3/2024

O ser humano vive em constante aprendizado e evolução, e para a construção da consciência de raça e de gênero é necessário estudo e dedicação. Esta foi a iniciativa tomada pelo cantor Rodriguinho após sair do Big Brother Brasil 24, ao procurar a empresária e consultora em letramento racial, gênero e diversidade gênero na Deiyi Desconstruir, Tainara Ferreira, para entender a problemática das atitudes que geraram polêmica e o fizeram ser eliminado do reality show e como aprimorar os conhecimentos na área.

Durante as aulas da consultoria o artista pôde entender sobre o senso comum, as construções sociais que reforçam os machismos e como isso afetam a vida não só das mulheres, mas de todos, a importância de combater a homofobia que também se liga ao machismo, quando homens fazem coisas que são consideradas “femininas”, além de entender o contexto histórico da xenofobia e como, principalmente os nordestinos, sofrem com os estigmas na internet e também quando saem da sua região de origem.

Tainara ressalta a importância da desconstrução de conceitos antigos através dos estudos: “Todos nós somos fruto dessa construção social racista, xenofóbica e patriarcal. E partir disso fica a pergunta: o que faremos para mudar essas dinâmicas? É muito importante reconhecermos que o caminho para mudança é a educação, e que pessoas públicas como o Rodriguinho carregam uma responsabilidade social que muitas vezes nem dimensionam, impostas pela sociedade que lhes exige uma conduta ilibada, pois hoje em dia, com o cancelamento que acontece nas redes sociais, é como se as pessoas não pudessem se desculpar pelo erro e procurar o conhecimento”

Sobre Tainara Ferreira – Mulher negra, baiana, consultora, marketeira, gestora, palestrante e empresária da Deiyi Desconstruir – Consultoria de Diversidade e Inclusão. Bacharel em Artes pelo IHAC/UFBA, bacharelando nos Estudos em Gênero e Diversidade pelo NEIM/UFBA e pós-graduando em Teologia, Cosmologia e Cultura Afro-Brasileira.

Especialista em Letramento Racial, Gênero e Diversidade, dedicou-se por 11 anos ao legislativo e executivo baiano, sendo os últimos 4 anos como gestora pública no município de Salvador, atuando em paralelo como consultora e palestrante, apoiando diversas empresas e órgãos públicos em projetos de estruturação de um cenário de equidade nas suas organizações.

Nas suas redes sociais, influencia seu público com autoridade nos atravessamentos acerca das questões de gênero, raça e classe, com pílulas diárias de conteúdo, reflexões e análises de acontecimentos importantes.


  • Compartilhe: