SALVADOR

TRE-BA inicia atendimento itinerante na capital

Publicado em: 07/3/2022

Iniciativa amplia os canais de atendimento da Justiça Eleitoral na Bahia

Eleitores do bairro de Itapuã, em Salvador, poderão contar – a partir das 8h desta segunda-feira (7/3) – com o novo serviço de atendimento itinerante do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O projeto “TRE em Todo Lugar” – lançado pelo presidente do órgão, desembargador Roberto Frank, durante coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (3/3) – pretende atender aos cidadãos que precisam regularizar pendências com a Justiça Eleitoral ou solicitar o primeiro título, especialmente os que não têm acesso à internet.

A ação amplia os canais de atendimento disponibilizados pela Justiça Eleitoral no estado e, desse modo, busca garantir que o cidadão realize o alistamento eleitoral ou regularize seu título até o próximo dia 4 de maio. Quem perder este prazo, não vai poder votar nas Eleições Gerais, que ocorrem em 2 de outubro deste ano.

Na capital, o atendimento itinerante terá início no bairro de Itapuã, no Colégio Estadual Rotary, localizado na Ladeira do Abaeté. O serviço funcionará na região entre estas segunda e quarta-feira (7 a 9/3), das 8h às 19h.

Já a partir da quinta-feira (10/3), o atendimento chegará ao bairro de Pernambués, onde ficará até o sábado (12/3). O serviço funcionará na área do Centro Social Urbano dos Pernambués, localizado na Rua Thomaz Gonzaga, Nº 150. No local, o atendimento ocorrerá das 8h às 19h, de quinta (10/3) a sábado (12/3). Confira roteiro da semana:

Data Roteiro Horário
De 7 a 9/3 Colégio Estadual Rotary, Ladeira do Abaeté S/N – Itapuã Das 8h às 19h
De 10 a 12/3 Centro Social Urbano dos Pernambués,  Rua Thomaz Gonzaga, 150 – Pernambués Das 8h às 19h

Sobre o “TRE em Todo Lugar”

Fruto de parceria entre o TRE baiano e a Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), o projeto “TRE em todo lugar” será realizado por meio de caminhões adaptados para o atendimento eleitoral. Os veículos contarão com quatro atendentes do TRE-BA, mais um supervisor e um servidor da área de tecnologia da informação. O atendimento pretende contemplar o público impossibilitado de acessar os serviços eleitorais disponíveis de forma virtual. Além de Salvador, o serviço acontece nesta segunda (7/3) também em Feira de Santana e Vitória da Conquista. O primeiro ciclo de atendimento segue até o próximo sábado (12/3).

Atendimento presencial

Durante a entrevista coletiva, o presidente Roberto Frank também anunciou a retomada do atendimento presencial. Desde a quinta-feira (3/3), os cartórios eleitorais de todo o estado passam a atender o público mediante agendamento, que pode ser feito pelo portal do TRE-BA ou por telefone (71) 3373-7000.

O gestor do Eleitoral baiano reforçou a importância do público acessar os serviços disponíveis pelas mais diversas vias antes do encerramento das atividades, em 4 de maio. O fechamento do cadastro é previsto pela Lei nº 9.504/1997 e ocorre sempre 150 dias antes do pleito.

Serviços online permanecem

Para além do atendimento itinerante e do agendamento para acesso presencial aos cartórios, os serviços online permanecem disponíveis e os eleitores podem contar com o auxílio do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor. O NAVE pode ser acessado pelo site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br), pelo Telegram (@maiatrebot) e pela central telefônica (71) 3373-7000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

 

Fonte: TRE-BA


  • Compartilhe: