RELEVANTE

TRE-BA participa da campanha de conscientização sobre a importância do voto para adolescentes entre 16 e 17 anos

Publicado em: 30/11/2021

A partir desta segunda-feira (29/11), a Justiça Eleitoral promove a Semana do Jovem Eleitor em todo o país. A campanha tem o objetivo de incentivar o alistamento de adolescentes de 16 e 17 anos, associado à conscientização sobre a importância do voto como exercício da cidadania. Na Bahia, uma ação – organizada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/BA) – também trará ao debate o combate à desinformação. A mobilização está marcada para a terça-feira (30/11), no Espaço Cidadania do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

De acordo com a EJE/BA, a ação deverá reunir cerca de 40 jovens aptos ao voto que, além de poderem realizar o alistamento eleitoral (1º título), participarão de explanação dialogada acerca da “Importância do voto e do combate à desinformação”. Na ocasião, servidores da Seção de Programas Institucionais (Sepri), da EJE/BA, contarão com o apoio de servidores lotados em cartório eleitoral da capital. A mobilização ocorrerá em dois horários: pela manhã (das 10h às 11h45) e pela tarde (das 14h às 15h45).

Campanha

O voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, sendo obrigatório a partir dos 18 anos conforme prevê o artigo 14 da Constituição Federal, que também define o voto como um direito de igual valor para todas e todos. Ou seja, votar é um ato de cidadania, e estimular o exercício da cidadania é uma das missões da Justiça Eleitoral.

Nesse contexto, desde o início de setembro e até 31 de dezembro, uma campanha voltada para o público jovem está sendo veiculada em rede nacional de rádio e televisão, além das redes sociais dos tribunais eleitorais. O vídeo e as peças foram protagonizadas por jovens atrizes e atores negros, pardos, indígenas e brancos, retratados em situações cotidianas. A ideia é representar a diversidade da população brasileira. As ações da “Semana do Jovem Eleitor” seguem, nacionalmente, até a sexta-feira (3/12).

 

 

Fonte: TRE-BA

Com informações do TSE


  • Compartilhe: