Salvador

Última semana da vacinação antirrábica itinerante na capital

Publicado em: 17/9/2020

Iniciada em 17 de agosto, a estratégia já imunizou mais de 70 mil animais

Essa é o último final de semana onde tutores de cães e gatos da capital baiana poderão proteger os animais de estimação contra raiva através do sistema drive thru. A estratégia pioneira no país acontece nesta sexta (18), sábado (19) e domingo (20), das 09 às 16 horas, na Arena Fonte Nova e na Praça do Sol, no bairro de Periperi. O serviço itinerante do MedMóvel também estará disponível no Parque São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário, nos mesmos dias e horário do drive thru.

“Essa será a última oportunidade para os responsáveis dos pets, principalmente, aqueles que encontram dificuldade de buscar o serviço no decorrer dos dias úteis, imunizarem os cães e gatos com a comodidade que a modalidade drive thru oferece”, destacou Danielle Dantas, chefe do Setor de Raiva e veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ).

Para evitar a disseminação da Covid-19, o uso da máscara pelos tutores que levarem os bichos para imunização será obrigatória. Os animais também deverão ser transportados com coleira e guia, ou em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes. O ideal é que além do condutor, um acompanhante seja levado no veículo para conter o animal no momento da aplicação da dose.

“Definimos algumas orientações específicas para evitar incidentes durante a estratégia. Cães de grande porte, por exemplo, deverão ser vacinados fora dos automóveis para segurança do vacinador e do tutor. Também orientamos que os responsáveis pelos pets mantenham as janelas dos veículos fechadas para evitar possíveis fugas indesejadas”, completou a veterinária.

Iniciada em 17 de agosto, a estratégia já imunizou mais de 70 mil animais. A expectativa do CCZ é imunizar pelo menos 180 mil pets no município. Além dos drives, a ação acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h em mais de 92 postos de saúde espalhados pela cidade. Neste período de Campanha, os agentes de combate às endemias percorrerão as ruas dos bairros do município com a aplicação da vacina em pontos volantes de segunda a sexta-feira.

A campanha antirrábica segue em Salvador até 17 de outubro.

Fonte: SMS de Salvador


  • Compartilhe: