MUNICÍPIOS

UPB lança novo portal de informações ao completar um ano da atual gestão

Publicado em: 11/3/2022

A plataforma facilita o acesso dos gestores aos serviços da UPB

Completando um ano à frente da União dos Municípios da Bahia (UPB), a Diretoria Executiva liderada pelo presidente Zé Cocá, que é prefeito de Jequié, esteve reunida na sede da entidade nesta quinta-feira (10), em Salvador, para um balanço do primeiro ano de gestão do biênio 2021-2022. A entidade que comemora a aprovação do parcelamento da dívida previdenciária dos municípios –  promessa feita no discurso de posse –  também traça rumos para a atuação neste ano, tendo a redução da alíquota patronal do INSS das prefeituras como pauta prioritária. Para marcar a data foram lançados o novo portal de informações municipalistas da entidade e a Rede UPB, uma plataforma criada para facilitar o acesso dos gestores municipais à orientação e serviços da UPB e de diversos órgãos da esfera estadual e federal.

“Se esse mandato na UPB encerrasse hoje, eu já estaria feliz sabendo que dei a minha colaboração a esta entidade e à causa municipalista”, apontou Zé Cocá. O gestor destacou o protagonismo da UPB em pautas nacionais e afirmou que a entidade segue sendo “uma casa apartidária”, que agrega e une os prefeitos e prefeitas em torno da luta municipalista.

O vice-presidente institucional da UPB e prefeito de Belo Campo, José Henrique Tigre (Quinho), ressaltou o perfil técnico e a missão da UPB em auxiliar os municípios. Segundo Quinho, a Rede UPB e o novo portal lançados nessa quinta (10) consolidam esse apoio. “Atende ao anseio das prefeituras por informações mais rápidas e seguras. Além de ser um bom gestor em infraestrutura, obras, assistência social, nós prefeitos temos que ser bons em informações porque sem elas não chegamos a lugar algum”, disse.

Nesse sentido, a UPB promoveu no período, 21 capacitações voltadas aos gestores e técnicos municípios, com mais de 5.700 participantes.  A orientação especializada também permitiu a captação de R$144 milhões em emendas especiais para as prefeituras baianas e R$41 milhões em operações de créditos para os municípios.

A credibilidade da UPB perante os prefeitos e à sociedade foi apontada pelo vice-presidente administrativo da entidade, Caca Requião, que é prefeito de Miguel Calmon. “A cada dia a UPB se consolida mais como uma entidade respeitável que tem acento no debate e nas decisões que influenciam a gestão dos municípios. Sinto-me honrado em representar a entidade”.

Já o diretor tesoureiro e prefeito de Santana, Marcão Cardoso, fez questão de exaltar a representatividade da entidade que tem mais 95% dos municípios baianos filiados. “É com esse trabalho sério que nós conseguimos ampliar o número de associados e fortalecer ainda mais a nossa entidade”, reforçou.

 

 

Fonte: UPB


  • Compartilhe: