MUNICÍPIOS

Veja o Índice da Dinâmica Econômica Municipal (IDEM) do seu município

Publicado em: 17/4/2021

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulga nesta quinta-feira (15) o Índice da Dinâmica Econômica Municipal (IDEM), referente ao ano de 2018, com o objetivo avaliar o desempenho da economia dos municípios baianos, a partir da estrutura produtiva instalada. 

Os resultados de 2018 mostram que a atividade industrial prevaleceu entre os municípios que apresentaram os melhores desempenhos. Dentro do setor industrial, o destaque são as energias renováveis – eólica e solar. Dentre os 10 municípios que apresentaram as maiores variações, oito foram positivas e duas negativas. Dentre os municípios que apresentaram as variações positivas está Mulungu do Morro (554,99%) – localizado no norte baiano – com expansão determinada pelo crescimento na atividade de geração da energia eólica. Esse município foi contemplado com uma fábrica de torres de aerogeradores como apoio a atividade de geração de energia eólica. Outros municípios que apresentaram variação positiva nessa atividade foram: Morro do Chapéu (338,33%), Sento Sé (191,80%); Bonito (44,57%), além do destaque na energia eólica, tem também uma dinâmica positiva na produção agrícola, na cultura do café); Várzea Nova (37,06%), com destaque no complexo de geração de energia eólica.

Além dos municípios mencionados anteriormente, cabe destacar os resultados de Baixa Grande e Itapitanga, localizados no centro-norte baiano e no litoral sul baiano; nestes dois municípios o destaque ficou por conta da atividade econômica Administração Pública (APU). Já no município de Correntina destaca-se o dinamismo na atividade agropecuária com expansão nas culturas de soja e milho.

O índice é construído a partir da combinação de um conjunto de estatísticas relativas às atividades econômicas, desenvolvidas no âmbito dos municípios, gerando indicadores que revelam o comportamento dessas atividades num determinado período de tempo.

 

Confira a análise completa no boletim, clique aqui!

 

Fonte: SEI-BA


  • Compartilhe: